Mais três cidades da Região da Estrada de Ferro declaram reconhecer emergência na produção de leite
Os prefeitos de Silvânia, Orizona e Bela Vista de Goiás assinaram decreto declarando situação de emergência para a produção de leite nos municípios. O ato já havia sido assinado pelo prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares Júnior.
José Faleiro, prefeito de Silvânia, assinou o decreto no dia 11 de janeiro, onde “fica declarada a existência de situação anormal provocada pela crise na bacia leiteira do Município de Silvânia Goiás, caracterizada como situação de emergência pelo caos social e econômico eminente”.
O decreto prevê que a situação de emergência no município vai vigorar por 180 dias, e destaca que uma crise na produção do leite em Silvânia poderá “desencadear um alto grau de vulnerabilidade da população que atua na produção leiteira, bem como graves reflexos no comércio da região”.
O prefeito de Gameleira de Goiás, Wilson Tavares Júnior (PP), assinou na segunda-feira, 14, decreto que também reconhece “situação anormal, caracterizada como de emergência, para os produtores de leite do município”. O documento foi assinado e publicado após encontro do prefeito com produtores de leite de Gameleira de Goiás que vêm sofrendo com os baixos preços pagos pela produção.
De acordo com o decreto e com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção diária de leite no município chega a 23.510 litros, com 4.874 vacas ordenhadas. O documento ainda salienta que a produção leiteira é uma das principais atividades econômicas de Gameleira.
O prefeito Wilson Tavares Júnior explicou que o Decreto foi a maneira que o poder público municipal encontrou para chamar a atenção das autoridades estaduais, das empresas de captação de leite e instituições bancárias, para a difícil situação pela qual passa o produtor de leite. Segundo ele, a alta carga tributária e o elevado preço dos insumos têm diminuído a margem de ganho do produtor de leite, sobretudo do pequeno, provocando assim o encerramento da atividade e o êxodo rural.
Mais duas cidades da região também decretaram situação de emergência para o produtor de leite. Em Orizona, a iniciativa para o decreto partiu do Sindicato Rural. Já em Bela Vista de Goiás, a situação de emergência foi declarada pela Prefeitura Municipal no dia 07 de janeiro. (Fonte: Rádio Rio Vermelho)