Três municípios goianos liberam uso de máscaras em locais abertos

Subiu para três o número de municípios goianos que decretaram o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. Depois de Cachoeira Alta, que adotou a medida no dia 6 de novembro, as cidades de Caçu e São Luís de Montes Belos seguiram o exemplo neste mês. A justificativa das três prefeituras é o avanço da vacinação contra a covid-19 para desobrigar a utilização do item de prevenção nas áreas externas.

No município de São Luís de Montes Belos, na Região Central do Estado, acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras às 11 horas de terça-feira (16/11) em locais abertos. O prefeito Major Eldecírio (PDT) afirmou que apenas quatro casos de covid-19 estão ativos, com isolamento domiciliar. O último dos contaminados descobriu a doença no dia 10 de novembro.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), 76% dos moradores de São Luís de Montes Belos receberam a primeira dose da vacina. Já com a segunda dose, o percentual cai para 55%. A prefeitura alega que outras 2 mil aplicações ainda não constam no sistema, o que elevaria o total de completamente imunizados na cidade para 65% e 80% com a primeira dose.

Em Caçu, a justificativa é o percentual de 67% dos moradores imunizados contra a covid-19. A liberação do uso da máscara em lugares abertos veio no dia 9 de novembro. A cidade tem 81% da população vacinada com a primeira dose e 61% com o ciclo de imunização completo.

Primeira a liberar
Cachoeira Alta, na Região Sudoeste do Estado, liberou o uso da máscara no dia 6 de novembro. As autoridades municipais informaram que em breve toda a população a partir de 12 anos da cidade terá recebido a primeira dose da vacina. Hoje esse percentual é de quase 90% entre os moradores com 12 anos ou mais.

Cachoeira Alta é a única das três que adotou a medida com mais de 70% dos habitantes imunizados com as duas doses ou a vacina em dose única. São 76% os habitantes que completaram o ciclo vacinal contra a covid-19.

Goiânia e Aparecida
Na Região Metropolitana, Goiânia e Aparecida de Goiânia informaram que só vão discutir o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos quando atingirem ao menos 70% da população imunizada com as duas doses ou com a vacina em dose única.

Até o início da manhã de terça-feira, a capital imunizou 49,18% dos moradores da cidade contra a covid-19 com duas doses ou a vacina em dose única. Já Aparecida de Goiânia atualizou os dados de vacinação pela última vez na quarta-feira da semana passada (10/11), quando 48,95% de toda a população da cidade estava completamente imunizada.  ( A Redação )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *