Programa Mais Médicos abre uma vaga para Leopoldo de Bulhões

Com o novo edital lançado esta semana, o Programa Mais Médicos preencherá 115 vagas em Goiás, em 64 municípios que apresentam déficit de médicos. Entre os municípios goianos contemplados com as novas vagas, está Leopoldo de Bulhões, com uma vaga. Outros 33 municípios que também sofrem com a falta dos profissionais ficaram de fora dessa etapa.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), em todo o Brasil serão 2 mil vagas para serem preenchidas em 790 municípios. Os médicos que atenderem os requisitos iniciarão os trabalhos já no dia 27 de maio. Ainda conforme a pasta, as cidades priorizadas nessa etapa foram escolhidas de acordo com o alto índices de vulnerabilidade social, levando em consideração aspectos demográficos, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), indicadores de saúde, quantitativo de profissionais locais, entre outros.

Isso explica dois municípios goianos que não participaram de edições anteriores e foram inseridos nesse novo edital: Palmeiras de Goiás e Montividiu. O MS destacou que “está elaborando um novo programa para ampliar a assistência básica no pais” para abranger os municípios que ficaram de fora.

Os médicos contratados atuarão na Atenção Primária dos municípios. Em Goiás, as cidades que mais receberão os novos profissionais serão Aparecida de Goiânia (13), Formosa (11), Planaltina de Goiás (6) e Valparaíso de Goiás (6). O edital dessa etapa visa substituir as vagas deixadas pelos cubanos e também para os profissionais que desistiram do programa entre janeiro e março deste ano. De acordo com a pasta, mais de 1 mil médicos desistiram durante este período.

Para participar dessa etapa, os profissionais que contêm registros no Conselho Regional de Medicina (CRM) Brasil deverão realizar inscrições entre os dias 27 e 29 de maio pelo site www.maismedicos.gov.br. Neste mesmo endereço eletrônico, os gestores municipais poderão acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGR) para renovar ou aderir às vagas.

Outra novidade do edital é que todos os documentos dos médicos deverão ser enviados ao MS já no ato da inscrição. Isso, de acordo com o ministério, “garante que apenas profissionais já habilitados participem do chamamento público, o que contribuirá para otimizar tempo e recurso.”

Confira aqui a lista de municípios e vagas do Programa Mais Médicos.

( Fonte: É Mais Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *