Regiões da Estrada de Ferro e Centro-Sul estão entre as seis com maiores concentrações de casos na segunda onda da Covid-19

Em relatório apresentado nesta quarta-feira (17/2) durante reunião remota organizada pelo Governo de Goiás com prefeitos, legisladores, empresários e outros representantes sociais, a superintendente de Vigilância em Saúde Flúvia Amorim, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), informou que a maior parte das regiões goianas está em situação crítica em relação ao cenário da covid-19. Ela indicou seis macrorregiões goianas que estão, no momento, com maior concentração de casos nesta segunda onda. São elas: Estrada de Ferro, Rio Vermelho, São Patrício I, Norte, Oeste I e Nordeste II.

Em situação crítica estão as regiões: Central, Centro-Sul, Entorno Norte, Nordeste I, Norte, São Patrício II, Sudoeste II e Sul. Outras quatro regiões estão em estado de alerta e podem manter as medidas menos restritivas, com atenção ao uso de máscara fácil, alcoól 70% e distanciamento social. São elas: Sudoeste I, Serra da Mesa, Pireneus e Oeste II.

Flúvia enfatizou que as informações são de momento e sofrem alteração constante de acordo com o avanço da disseminação do vírus e do registro de novos casos de covid-19. Novos relatórios serão divulgados a cada sexta-feira, indicando locais que exigem a adoção de medidas mais restritivas. “Semana que vem, poderão ser outros municípios entrando nesse rol de municípios com maior aceleração de casos”, afirmou.

Secretário de Saúde, Ismael Alexandrino ressaltou, principalmente direcionando-se para os prefeitos na reunião organizada por videoconferência pelo Estado, que o relatório apresentado por Flúvia é de caráter técnico e deve ser considerado pelos gestores municipais para o controle da disseminação da doença.

Na divisão por regiões da Secretaria Estadual de Saúde  os municípios que fazem parte dessa região são: Anhanguera, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Nova Aurora, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos e Urutaí.

Já a região Centro-Sul é formada pelos municípios de Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão Vianópolis e Vicentinópolis.

Confira os municípios que mais preocupam em relação à disseminação da covid-19, no momento, de acordo com relatório da SES-GO:
Região Estrada de Ferro
Caldas Novas, Catalão, Pires do Rio, Ipameri e Cumari
Região Rio Vermelho
Itapuranga, Jussara, Britânia, Goiás, Nova Crixás e Aruanã
Região São Patrício I
Rubiataba, Crixás, Ceres, Itapaci, Santa Terezinha de Goiás, Nova América, Carmo do Rio Verde, Campos Verdes
Região Norte
Porangatu, Minaçu, São Miguel do Araguaia, Formoso, Estrela do Norte
Região Oeste I
Iporá, Aragarças, Montes Claros de Goiás, Bom Jardim de Goiás, Baliza
Região Nordeste II
Posse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *