Campanha da Fraternidade 2026 aborda moradia digna e será lançada em Goiânia na ocupação Marielle Franco

A Campanha da Fraternidade desse ano (CF 2026), que será lançada na Quarta-Feira de Cinzas (18) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, terá o tema “Fraternidade e Moradia”, com o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14). Em Goiânia, o lançamento da campanha pela Arquidiocese será no sábado (21) na ocupação Marielle Franco, no bairro Solar Ville, às 9h.

A CNBB aponta que a escolha do tema responde a uma realidade cruel no Brasil: 6,2 milhões de famílias não têm moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas vivem em situação de rua.

Focada no direito à habitação digna, a campanha visa alertar para esse alto déficit habitacional no Brasil, propondo reflexão e ações concretas para o acesso à moradia como direito fundamental, “condição essencial para a dignidade humana”.

Com o tema “Fraternidade e Moradia” destaca a CNBB, a a CF 2026 quer “iluminar, à luz do Evangelho, a realidade de milhões de brasileiros que ainda não têm acesso a uma casa adequada”. A escolha do tema acolhe sugestão da Pastoral da Moradia e Favelas e reforça o compromisso histórico da Igreja com a defesa dos direitos sociais e da justiça.

A abertura nacional será realizada na sede da CNBB, no Auditório Dom Helder Câmara, reunindo representantes de pastorais sociais, movimentos populares, organismos e parceiros da Igreja. O momento marca o início das mobilizações da Campanha em todo o país e apresenta oficialmente os objetivos, subsídios e propostas pastorais da edição de 2026.

A cerimônia contará com a participação do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoerpers, e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, e contará com apresentação do tema e do lema, além do convite à participação das comunidades durante o tempo da Quaresma e divulgação de vídeos.

Será apresentada durante a cerimônia a experiência vivida pela comunidade católica de Trindade, situada em Salvador (BA) de conquista da moradia digna para pessoas em situação de rua. Trata-se de um trabalho desenvolvido por religiosos católicos na promoção do acesso à moradia digna.

Diante dos números nacionais alarmantes, a CF 2026 quer enfatizar a casa como “porta de entrada para todos os demais direitos. Sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade. Inspirada na Encarnação de Cristo – “Ele veio morar entre nós” -, a proposta convida à conversão pessoal e social”.

( Diário de Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *