Bloco do Id sai hoje pelas ruas de Silvânia
Criado em 2014 por um grupo de amigos o Bloco Carnavalesco do Id sai nesta sexta-feira à noite pelas ruas de Silvânia. A concentração dos foliões será a partir das 18:00 horas no estacionamento do Estádio João Caixeta e partir das 21:00 o Bloco percorre a Avenida Dom Bosco, Praça da Rodoviária, Rua Senador Canedo até chegar a Avenida Mário Ferreira,no centro da cidade
O bloco tem por objetivo resgatar o carnaval das marchinhas, buscando famílias inteiras para brincar o carnaval pelas ruas da cidade. Outro propósito do grupo é ser auto-sustentável e não buscar recursos públicos para custear suas despesas. O pagamento de trios elétricos, boneco, estandarte e outras despesas é feito com a arrecadação de venda de camisetas.
Anualmente o Bloco do Id presta homenagem a uma personalidade que tenha construído sua historia em Silvânia. O primeiro homenageado do Id Brenner, cidadão romeno que veio ainda criança com a família para o Brasil fugindo da II Guerra Mundial. Id hoje tem 70 anos. Ele sofre de problemas de saúde e tem idade mental de uma criança de cinco anos, por isso está sempre alegre, sorri por tudo e esbanja divertimento sadio. O bloco foi batizado com seu nome e o considera o embaixador da alegria
No segundo ano o Bloco do Id prestou sua homenagem a Nigrinha da Carlota, 90 anos, negra e que por muitos anos, nas décadas de 60, 70e 80, foi lavadeira de roupas em Silvânia.
Em 2016 a homenagem foi para Benedito Gomes de Siqueira, o Dito Sacristão, cidadão muito religioso e que por muitos anos foi o sacristão da Igreja Matriz de Silvânia.
Neste ano a homenagem será para Isaura Enfermeira, que no domingo de carnaval completa 80 anos de idade. Com vocação para a enfermagem desde criança, Dona Isaura, como é conhecida, formou na Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, em Goiânia. Durante muitos anos ela foi enfermeira no Hospital Nosso Senhor do Bonfim, em Silvânia, num tempo de pouquíssimos profissionais da medicina.
Todos os anos o Bloco do Id desfila com um boneco, estilo bonecos do carnaval de Olinda, em Pernambuco, com a caricatura de seu homenageado.
O desfile é embalado por marchinhas de carnaval, com destaque para a marchinha composta par ao homenageado do ano. A letra da marchinha deste ano é esta:
Ai doutor, que dor no coração,
Pede pra Dona Isaura aferir minha pressão.
Meu Deus do céu uma injeção em cada mão.
Ela aplicou no braço e também no popozão.
Ela é Isaura, com sua áurea
Estrela Dalva da manhã de todos nós
Mãos de magia e um dom fraterno,
Amenizando e afastando toda dor
Ela é Isaura toda feita de amor,
Bloco do Id que vi dando seu alo.
O bloco também conta com uma charanga, com músicos de percussão e sobro. A charanga fecha o desfile executando marchinhas de carnaval com destaque para a música tema de cada ano.
No desfile desta noite pelas ruas da cidade além da charanga serão dois trios elétricos para animar os foliões. O desfile é aberto por uma comissão de frente seguido pelo boneco caricatura do homenageado, que é acompanhado pelos bonecos de anos anteriores.
Miguel Chadud e Ricardo Brenner são os dirigentes do Bloco do Id. A estimativa dos jovens dirigentes é que cerca de três mil pessoas participem do bloco este ano.
Segundo eles o bloco é aberto a toda população, sem a necessidade de usar a camiseta oficial. A idéia é proporcional à comunidade um carnaval de alegria, respeito e divertimento, onde as famílias possam brincar com segurança.
O Bloco do Id tem algumas regras: só toca marchinhas, não se permite bebidas em garrafas, orienta para o respeito aos bens públicos e particulares, praças e jardins e sobre a destinação do lixo.
No final do desfile desta noite os dirigentes do Bloco vão anunciar quem será homenageado pelos foliões no carnaval de 2018.