LACEN confirma dois casos POSITIVOS para coronavírus em Silvânia
A Secretaria de Saúde divulgou na noite desta sexta-feira, 29, que exames realizados no Laboratório Central (LACEN), em Goiânia, apontaram resultados POSITIVOS para Covid-19 em dois pacientes de Silvânia.
O primeiro caso trata-se de uma criança, 4 anos, com histórico de contato com caso positivo em outro município. A criança apresentou coriza e espirros. Após exames testou POSITIVO para a doença. Paciente está com saúde estável, sob observação da Vigilância Epidemiológica, e em isolamento domiciliar. Os familiares estão sendo monitorados.
Um adulto, 33 anos, sexo masculino, também apresentou resultado POSITIVO para coronavírus após os exames. O paciente tem histórico de viagem recente a Estados do Norte e Nordeste do Brasil. Apresentou dores no corpo, perda de olfato e paladar, diarreia, mal estar geral, fraqueza e vertigens. Ele está em isolamento domiciliar.
Segundo a nota divulgada pela Secretaria de Saúde de Silvânia outros dois casos suspeitos aguardam resultados de exames.
As autoridades de saúde de Silvânia informaram que os dois casos vinham sendo monitorados e acompanhados por técnicos da Vigilância Epidemiológica e por médicos desde que apresentaram os primeiros sintomas e devido aos históricos de contato com paciente que testou positivo em outro município (a criança) e de viagem a Estados do Norte e Nordeste do Brasil ( o adulto), tanto elas quanto seus familiares já estavam em isolamento social, medida tomada preventivamente para evitar a propagação do vírus.
Com os dois casos confirmados nesta sexta-feira Silvânia passa a ter, desde o início da pandemia, três casos da doença. Em meados de março um paciente, sexo masculino, 20 anos, com histórico de viagem ao exterior testou POSITIVO. Este paciente está já está curado.
A Vigilância Epidemiológica de Silvânia monitora outras 27 pessoas, que não apresentam nenhum sintoma da doença mas precisam ser acompanhados por viagens a recentes a outros Estados ou países.
Ao divulgar a nota a Secretária de Saúde, Flávia Dalila, reformou a necessidade do distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos. Ela pediu a população de Silvânia para evitar sair de casa.
Neste sábado, às 8:30 horas, na Rio Vermelho FM, 96,7, no programa INTERLIGADOS, um quadro especial, com Célio Silva e Paulo Renner, sobre estes dois casos positivos e os cuidados e medidas que a cidade deve adotar a partir de agora, inclusive com uma entrevista com o médico Dr. Geraldo que vem acompanhando os dois casos desde os primeiros sintomas.

Num país onde o Presidente está preocupado apenas com os reflexos da pandemia no setor económico, fica dificil convencer as pessoas a tomar medidas de prevenção. É provável, infelizmente, que mais casos surjam, para convencer os mais céticos.