MP Goiás celebra certificação de reeducandos em projeto de alfabetização em Pires do Rio

O Ministério Público de Goiás (MPGO) sediou, no dia 18 de junho, em Pires do Rio, a cerimônia de certificação de 17 reeducandos participantes do Projeto de Alfabetização, integrante das ações de pesquisa e extensão do projeto Tessituras: Práticas em Oficinas de Leitura, executado na Unidade Prisional do município.

A iniciativa é fruto de cooperação entre o Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Campus Urutaí, o MP e a Diretoria-Geral de Polícia Penal do Estado de Goiás (DGPP-GO). O evento formalizou a entrega dos certificados e contou com a presença de representantes das instituições parceiras, além de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo locais.

Para o promotor de Justiça Fabrício Roriz Hipólito, titular da 2ª PJ de Pires do Rio, o encerramento desta etapa evidencia a eficácia da educação e das parcerias institucionais como instrumentos indispensáveis para a reconstrução de trajetórias e a efetiva ressocialização no sistema penitenciário.

A professora Leonice de Andrade Carvalho destacou o impacto humano da experiência. “O projeto traz muitas emoções, relatos, agradecimentos e trocas de experiências no trabalho de ensinar as letras e, acima de tudo, de fortalecer as iniciativas de ressocialização. Alfabetizar é mais que perceber letras e sons, é uma formação cidadã, que pode garantir autonomia e ressocialização”, registrou.

A pedagoga responsável pela alfabetização das alunas e dos alunos, Régia Luiz Cabral, compartilhou depoimento sobre a vivência cotidiana no ambiente prisional. “O trabalho realizado me tornou uma pessoa, uma professora, uma mulher melhor, pois em cada lição de alfabetização que eu lecionava, aprendia duas ou três lições da vida com meus alunos”, relatou a educadora. (Texto: 2ª PJ de Pires do Rio – Edição: Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *