Tribunal de Justiça empossa os desembargadores Edna Maria Ramos da Hora e Augusto César Rocha Ventura
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Desembargador Leandro Crispim, empossou nesta quinta-feira (11) os desembargadores Edna Maria Ramos da Hora e Augusto César Rocha Ventura. A cerimônia, que contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, foi realizada no Plenário Desembargador Homero Sabino de Freitas, na sede do TJGO, em Goiânia.
Participaram da mesa diretiva, além do presidente do TJGO e do governador Ronaldo Caiado; o vice-governador Daniel Vilela; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcello Terto; o secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Alves; o presidente do Tribunal de Contas do Município (TCM), Joaquim de Castro; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE), Sebastião Tejota; a subprocuradora-geral de Justiça, Fabiana Zamalloa; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; o subdefensor público-geral do Estado, Allan Montoni Jobs; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Patrícia Carrijo; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Daniel Viana Júnior; a vice-prefeita de Goiânia, coronel Cláudia da Silva Lira, representando o prefeito Sandro Mabel; o prefeito de Anápolis, Marco Aurélio Correa; e o vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, João Campos.
Presentes ainda o segundo vice-presidente, Desembargador Gerson Cintra; o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda; a ouvidora do Poder Judiciário, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a ouvidora substituta, desembargadora Sirlei Martins; a ouvidora da Mulher do TJGO, desembargadora Juliana Prudente; o diretor da Escola Judicial de Goiás (Ejug), desembargador Jerônimo Pedro Villas Boas, e a diretora do Foro da comarca de Goiânia, juíza Patricia Bretas.
Reconhecimento
“A chegada da desembargadora Edna Maria Ramos da Hora e do Desembargador Augusto César Rocha Ventura representa não apenas o reconhecimento de trajetórias jurídicas marcadas pela competência e dedicação, mas também o fortalecimento do nosso Tribunal”, salientou, na ocasião, o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim.
O corregedor-geral da Justiça de Goiás, Desembargador Marcus da Costa Ferreira, deu as boas-vindas aos novos integrantes da Corte, ressaltou que a missão da magistratura exige dedicação, equilíbrio e firmeza e reconheceu que são “valores compartilhados pelos colegas”. Ele enfatizou, ainda, “a responsabilidade que recai sobre os ombros dos julgadores no momento de decidir sobre penas e liberdades, lembrando que é preciso sempre buscar resolver os conflitos judiciais com empatia e senso de justiça, exatamente como cada um gostaria que fossem julgadas suas próprias causas”.
Senso de responsabilidade
“Hoje, com profunda gratidão, renovo, com senso de responsabilidade meu compromisso com a justiça”, afirmou, em seu discurso de posse a desembargadora Edna Maria Ramos da Hora. Ela recordou sua trajetória de 35 anos na magistratura e dos valores de ética e trabalho honesto aprendidos com seus pais. “Ao assumir esta nova função na carreira da magistratura, reafirmo meu propósito de manter o olhar atento às realidades concretas que envolvem cada processo e a serenidade diante dos conflitos humanos e o respeito incondicional ao devido processo legal”, afirmou.
O Desembargador Augusto César Rocha Ventura lembrou do início da carreira na advocacia e da importância da boa formação para o avanço no exercício profissional. “Senti de forma nítida e irrecusável o chamado para servir à sociedade em outra esfera: a magistratura. Chegar aqui foi um caminho de lutas e reflexões, mas principalmente de humildade”, destacou ele, que esperou sete anos e meio, cinco pleitos e três listas tríplices até chegar ao cargo.
Representação
Para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, “a posse dos novos desembargadores fortalece a magistratura goiana e a confiança da sociedade no Judiciário”. Ele ressaltou o histórico profissional de sucesso do Advogado, jurista e professor Augusto César Rocha Ventura, representante da advocacia no Quinto Constitucional.
A subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPGO, Fabiana Zamalloa do Prado, destacou a relevância da presença feminina nas instâncias superiores do Judiciário. “Esse ingresso reafirma o compromisso de nossa magistratura com um Judiciário plural, representativo e cada vez mais sensível aos complexos problemas sociais que nos desafiam”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com apresentações musicais do Coral Vozes da Justiça e do Trio Sonata, sob a regência da maestrina Elen Lara, além da cantora gospel Késia Queiroz.
Presenças
Também estiveram presentes na solenidade, o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda; o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes da Silva; o procurador de contas do TCM-GO, Henrique Pandim; a esposa do presidente do TJGO, Luciene Camargo; a esposa do corregedor-geral da Justiça, Neila Machado; desembargadoras, desembargadores, juízes auxiliares da Presidência, servidoras, servidores, familiares dos desembargadores empossados, além de representantes do Poder Legislativo, lideranças religiosas. ( Fonte e Foto: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás )

