Cidade da Região da Estrada de Ferro tem o maior número de fiscalização eletrônica do país
Uma pesquisa realizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), apontou que a cidade de Santa Cruz de Goiás, na região da GO-020, é a que mais possui fiscalização eletrônica em relação ao número de veículos no município.
O relatório, divulgado junto ao ranking de monitoramento das vias urbanas, esclarece que, nos estados onde a fiscalização eletrônica é maior, o número de infrações por excesso de velocidade é menor.
Os dados sobre fiscalização eletrônica de velocidade foram extraídos dos relatórios do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Portal de Dados Abertos do Governo Federal (Brasil, 2024).
Outras cidades de Goiás também apareceram no ranking, como Itauçu (7 mil habitantes), Palmelo e Avelinópolis (2 mil habitantes). De acordo com o relatório, a velocidade é um dos principais fatores de risco para a ocorrência e a gravidade dos acidentes de trânsito. Assim, o estudo pode contribuir para novas recomendações práticas na gestão de velocidades nas cidades, destacou a pesquisa.
O estudo apontou ainda que Goiás é o estado com maior nível de fiscalização eletrônica de velocidade em vias urbanas (2,00 câmeras de segurança por 10 mil veículos). Goiânia é a capital com maior número de câmeras de segurança em vias urbanas a cada 10 mil veículos. ( Portal GO 020 )

