Cabo Verde derrota Essuatíni e conquista vaga na Copa do Mundo pela primeira vez em sua história
A lista de estreantes em Copa do Mundo ganhou mais um integrante. Depois de Uzbequistão e Jordânia, foi a vez de Cabo Verde se garantir entre os 48 países que disputarão o Mundial do ano que vem, que será realizado em três sedes diferentes: Canadá, Estados Unidos e México. A vaga do país africano veio na tarde desta segunda-feira (13/10), com a confirmação da liderança do Grupo D das Eliminatórias Africanas.
Jogando em casa, no Estádio Nacional de Cabo Verde, que fica localizado na cidade de Praia, a capital cabo-verdiana, os Tubarões Azuis derrotaram Essuatíni pelo placar de 3 a 0. Livramento, Semedo e Stopira fizeram os históricos gols da inédita classificação de Cabo Verde para a Copa do Mundo de 2026. Com a vaga, o seleção africana se torna a 22ª já garantida no Mundial do ano que vem.
Além de fazer história dentro de campo, Cabo Verde também fará fora dele. Isso porque o país africano se tornará o segundo de menor população a jogar uma Copa do Mundo. Seus 525 mil habitantes só estão à frente dos 300 mil que a Islândia possuía em 2018, quando participou do Mundial disputado na Rússia. ( Mais Goiás – Foto: Federação Caboverdiana de Futebol )