Saneago moderniza estações de tratamento com investimento de R$ 4,5 milhões
Com investimento superior a R$ 4,5 milhões, a Saneago modernizou as Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Anápolis e Brazabrantes com a instalação de um sistema de automação desenvolvido por sua equipe técnica. A tecnologia, que será levada a outras 30 unidades, promete mais eficiência operacional e qualidade na distribuição de água potável.
O projeto é fundamentado em tecnologias da Indústria 4.0, como a Internet das Coisas e Computação em Nuvem, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de acesso à água potável, inovação industrial e produção responsável. A automação permite a otimização do uso de produtos químicos, a redução do uso de água no processo e a diminuição dos custos operacionais.
A automação das ETAs de Anápolis e Brazabrantes já gerou resultados positivos, como a melhoria do Índice de Qualidade da Água (IQA) e a redução do consumo de produtos químicos e consumo interno de água (água utilizada), incluindo a preservação de recursos naturais.
O projeto se destaca ainda pela sua capacidade de expansão para outras unidades de tratamento da Companhia. Essa abordagem proporciona uma solução não apenas sustentável, mas permitindo também a modernização do abastecimento de água em Goiás de forma eficiente e economicamente viável.
( Agência Cora de Noticias – Foto: Divulgação – Saneago )
