Goiás é pioneiro no exame genético de detecção do câncer de mama pelo SUS

O Estado de Goiás é pioneiro no exame genético de detecção do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). O processo começa com o atendimento na atenção primária, onde mais de 600 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, foram capacitados para identificar mulheres com perfil adequado para os exames. Entre os critérios, estão aquelas que têm histórico familiar de dois parentes consanguíneos que tiveram câncer de mama.

Um exemplo é a professora de matemática e servidora pública de Rio Verde, Júlia Beatriz Dani Rinaldi. “Minha mãe e minha tia tiveram câncer de mama. Assim que soube que em Goiás é possível fazer exames para detectar essa herança genética, quis participar. Espero que não dê nada”, compartilha a professora.
Por meio do projeto Goiás Todo Rosa, lançado durante a campanha Outubro Rosa de 2023, as mulheres são encaminhadas, por meio da regulação estadual, para consultas com mastologistas e ginecologistas e, em seguida, para a realização de exame de sangue que verifica a presença de mutações genéticas associadas ao câncer de mama. ( A Redação )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *