Apresentado pela Enel Distribuição Goiás à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e ao governo do Estado, um plano emergencial prevê a construção de 13 novas subestações de energia elétrica em Goiás. Além disso, segundo a empresa, 18 outras subestações devem ser ampliadas até 2020.
O plano, levado ao governador Ronaldo Caiado nesta terça (26/2), também prevê a construção de cerca de 1,2 mil km de novas redes de média tensão e cerca de 80 km de linhas de alta tensão. No total, serão adicionados 400 MVA de capacidade até 2020, 40% destinado à Região Sul, sendo que 140 MVA já estará disponível ainda neste ano. O projeto visa mais qualidade do fornecimento e o aumento da oferta de energia no Estado.
“Apresentamos ontem para a Aneel e hoje para o Governador um plano para acelerar a melhora do fornecimento de energia em Goiás. Estamos renovando nosso compromisso para trabalhar de forma conjunta e num diálogo aberto e constante com o órgão regulador e o Governo. Acreditamos que atuando juntos nessa discussão vamos contribuir ainda mais com o crescimento da economia do Estado. Temos compromisso com os consumidores de Goiás e acreditamos que o novo plano atenderá, de forma mais rápida, áreas identificadas como prioritárias neste momento “, destacou o presidente da Enel Distribuição Goiás, Abel Rochinha.
Dentre as iniciativas apresentadas, a distribuidora vai aumentar em 50% o número de equipes em campo da região Sul do Estado, onde foi identificada a necessidade de ações mais imediatas para melhora do fornecimento. Também será duplicado o número de podas preventivas de árvores que estão em contato com a rede elétrica e intensificadas as ações de inspeção para garantir previamente a manutenção e a correção de possíveis falhas.
Em todo o Estado de Goiás, a empresa está investindo na automação da rede de distribuição com a instalação de equipamentos de telecontrole, que permitem identificar e corrigir, com mais agilidade e de forma remota, as falhas na rede. O Estado já possui cerca de 1,8 mil equipamentos instalados, em 2019 serão mais 1,5 mil e, em 2020, outros 1,7 mil.
Para reforçar o atendimento aos consumidores, a Enel Distribuição Goiás também se comprometeu a aumentar em 60% a capacidade da Central de Atendimento, além de criar um canal exclusivo de atendimento para uma parte dos clientes rurais.
(Fonte: A Redação )