Parceria entre Prefeitura e Governo trará para Silvânia uma unidade do Núcleo de Promoção e Desenvolvimento Artístico
Nesta terça -feira técnicos da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação de Goiás e da Universidade Federal de Goiás estiveram em Silvânia. Eles ser reuniram com o Prefeito Dr. Geraldo Santana e com o Secretário de Cultura do Município, Ricardo Guerra.
Durante o encontro o grupo apresentou às autoridades a proposta de implantação em Silvânia de uma unidade do Núcleo de Promoção e Desenvolvimento Artístico de Goiás, do Instituto Basileu França.
Pelo projeto a parceria com a Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás vai ampliar a oferta de vagas e modalidades na escola de música já mantida pela Secretaria de Cultura de Silvânia. Na prática a proposta traz para o município uma extensão do Instituto Basileu França, que é a maior escola de artes de Goiás.
O Secretário Ricardo Guerra informou que atualmente a Escola de Música já atende em Silvânia cerca de 150 pessoas com aulas das mais diversas modalidades de instrumentos musicais e canto e com o projeto de Núcleo de Promoção e Desenvolvimento Artístico de Goiás este universo será ampliado não só para a área de música mas também para outras áreas como artes cênicas e artes visuais.
O professor Tonico Cardoso, da Universidade Federal de Goiás, explicou que a implantação do Núcleo em Silvânia vai possibilitar de imediato a abertura 5 turmas de violão, para pessoas a partir de 8 anos, tratando-se de um curso de qualificação profissional nível I, inclusive com qualificação.
Cardoso adiantou que tão logo seja assinado o termo de parceria com a prefeitura, de imediato a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Artístico de Goiás, deve contratar um professor e dotar o Núcleo de condições básica para funcionamento, com instrumentos e móveis. Ele também adiantou que a partir dessas primeiras turmas de violão a oferta será ampliada para outros instrumentos e outras manifestações de arte e cultura.
O Secretário de Cultura de Silvânia, Ricardo Guerra, disse que esta parceria é a concretização de um antigo sonho e que vai um grande incentivo para a área no município
Atualmente o Núcleo de Promoção e Desenvolvimento Artístico de Goiás está implantado em 18 municípios.