Saneago investe em poços artesianos para garantir abastecimento de água em Silvânia

A Saneago iniciou neste mês de junho a execução de um projeto para  garantir a segurança hídrica em Silvânia. O projeto visa evitar que aconteça novamente o que ocorreu em 2017, quando a cidade sofreu com o desabastecimento por causa do período de estiagem.

Segundo Davi José Filho, Gerente Regional da Saneago em Anápolis, responsável pela jurisdição do Escritório da Empresa em Silvânia, desde aquele ano estão sendo feitos novos investimentos em ampliação do sistema de abastecimento buscando alternativas para aumentar a capitação de água. A primeira dessas ações foi a interligação do manancial Olhos D`Água ao sistema de capitação, que aumentou a capacidade de bombeamento em 15%.

Outro investimento foi a instalação de um novo reservatário com capacidade de armazenamento de um milhão de litros de água.

Davi José Filho explicou que agora em 2020 a Saneago está investindo na perfuração, instalação e interligação ao sistema de 18 poços artesianos.

Técnicos da Saneago fizeram um estudo e definiram onde devem ser perfurados os poços artesianos.  Próximo ao sistema de captação, onde já existe toda uma estrutura de energia e bombeamento, serão perfurados sete poços. Os demais serão em locais definidos por geólogos e dentro do períometro urbano de Silvânia.

O Gerente Regional da Saneago informou que os poços próximos à capitação já estarão interligados ao sistema ainda em 2020 e serão acionados caso falte água no Manancial Caidor.

O estudo realizado pela Saneago aponta que uma vez concluído todo o projeto a disponibilidade hídrica terá um aumento de 70% da atual.

A perfuração dos poços já teve início nas proximidades da capitação da Saneago em Silvânia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *