Via decreto, Bolsonaro concede a si mesmo medalha do Mérito Científico

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) concedeu a si mesmo o título mais alto da Ordem Nacional do Mérito Científico: o título de grão-mestre que é reservado a brasileiros e estrangeiros que se destacaram por suas contribuições à Ciência, à Tecnologia e à Inovação.

A auto-premiação, inédita na História brasileira, foi feita via decreto publicado hoje (4/11) no Diário Oficial da União. Também foram condecorados com títulos da Ordem os ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Carlos França (Relações Internacionais), Paulo Guedes (Economia) e Milton Ribeiro (Educação). Por fim, o texto concede a Ordem a 32 pesquisadores.

O título causou indignação na classe científica brasileira devido aos cortes promovidos pela gestão na área das ciências: o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está com o seu menor orçamento em 21 anos e o próprio Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) sofrerá uma redução orçamentária de 92% em 2022 em relação a este ano.

Além disso, ainda há o contexto da CPI da Pandemia, que sugeriu o indiciamento do presidente por propagar desinformação, se omitir no combate à covid-19 e por crime contra a humanidade.

( A Redação )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *