Campanha da ONU quer reduzir descarte de plásticos em rios e mares do Brasil

A redução do lixo marinho é alvo da campanha Mares Limpos, lançada hoje (6) pela Organização das Nações Unidas (ONU), no Rio de Janeiro. O objetivo é convencer pessoas e empresas a reduzirem o consumo de plásticos e evitar seu descarte.

A representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, disse que a campanha terá duração de cinco anos e espera contar com parcerias governamentais e não governamentais  brasileiras. “A gente sabe o tamanho do Brasil, país número um em biodiversidade e com uma costa enorme”, ressaltou.

Substituir e reduzir

Um ponto importante da campanha é obter a colaboração de empresas para substituir ou reduzir o uso de plásticos em seus produtos. “Não adianta a gente trabalhar só na consequência. Tem que trabalhar na causa. É claro que não são as empresas que jogam o lixo (nos mares), são os usuários, mas a gente precisa ter uma parceria em todo o ciclo da produção. Se a gente só limpar as praias, amanhã teremos elas sujas de novo”, disse Denise Hamú.

As conversas da ONU com as empresas para que elas substituam o plástico por produtos biodegradáveis já começaram, e está em curso um trabalho para mapear quais setores podem contribuir mais para a campanha. “A gente percebe que o setor de cosméticos é interessante e dá para trabalhar muito”, disse a representante da ONU Meio Ambiente.  (Agência Brasil)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *