Violência doméstica cresce em Silvânia durante a pandemia
Levantamento feito pela Comissão da Mulher da Sub-Seção da OAB/Silvânia aponta que os casos de violência doméstica no município durante o período da pandemia aumentaram em relação aos números verificados no mesmo período do ano passado. A coleta de dados feita pela Presidente da Comissão, Dra Nathany Sanches junto a Delegacia da Polícia Civil.
Os dados apontam que de 1º de fevereiro a 17 de julho de 2019, um total de 16 inquéritos sobre a violência doméstica foram instaurados na Delegacia de Polícia de Silvânia e foram concluídos com aplicação de medidas protetivas,
Em 2.020, neste mesmo período, o número de procedimentos instaurados subiu para 22, configurando um crescimento de 40% de casos de violência doméstica. Segundo Nathany Sanches, este percentual acompanha os configurados em Goiás e no Brasil.
CAMPANHA SINAL VERMELHO
Diante dos dados levantados e com o aumento dos números a Comissão da Mulher da OAB de Silvânia começará a manter contato com as farmácias e drogarias para adesão à Campanha Sinal Vermelho, lançada recentemente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Associação Brasileira de Magistrados (AMB). A iniciativa tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país.
O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para a farmácia, uma ligação.
O protocolo é, de fato, simples: com um “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha deverão ligar, imediatamente, para o 190 e reportar a situação. O projeto conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.
A Presidente da Comissão da Mulher da OAB/Silvânia informou que ainda esta semana começa manter contato com os proprietários de drogarias e farmácias de Silvânia buscando adesão à Campanha Sinal Vermelho
