Sistema Faeg/Senar promove dia de campo sobre piscicultura em Silvânia.
A Faeg (Federação da Agricultura do Estado de Goiás), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem) e Sindicato Rural de Silvânia realizam o próximo sábado, 6 de abril, no Sítio Recanto dos Tucanos, de propriedade de João Pereira de Araújo, no município de Silvânia, um dia de campo sobre a piscicultura.
O evento começa às 8:00 horas, com inscrição e café da manhã. Logo em seguida os participantes visitam as estações de Qualidade de Água, Boas Práticas de Manejo, Manejo Nutricional e Processamento de Peixes.
A partir das 10:00 horas serão feitas as apresentações:
Resultado da ATeG no Sitio Recanto dos Tucanos, com o técnico de Campo do Senar Mais Alyson Augusto da Costa Sousa.
Assistência Técnica e Gerencial da Piscicultura, com o supervidor do Senar Mais Dyogo Arriel da Assis.
Depoimento do produtor João Pereira de Araújo
Estruturação da Cadeia de Piscicultura, com o Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação Nacional da Agricultura, Eduardo Ono.
O Superintendente Regional do Senar em Goiás, Dirceu Borges, explicou que o dia de campo vai oportunizar aos participantes conhecer o que a assistência técnica gerencial do Senar proporcionou na vida do produtor, desde a implantação da atividade de piscicultura até os dias de hoje, com depoimentos não só dos técnicos envolvidos no projeto, mas do próprio produtor rural que vai relatar sua experiência.
Dirceu Borges salientou que o Dia de Campo é uma boa oportunidade para aqueles que têm interesse em implantar a piscicultura em sua propriedade conhecerem todas as atividades a cerca da criação com qualidade de peixe.
O presidente da Faeg, José Mário, que confirmou presença em Silvânia no sábado, disse que a piscicultura faz parte do programa de assistência técnica gerencial do Sistema Faeg/Senar e que Silvânia foi um dos municípios que abraçou e desenvolveu o projeto de piscicultura. Para ele a experiência no Sítio Recantos dos Tucanos pode incentivar o desenvolvimento da atividade em outras propriedades de Silvânia e de outros municípios vizinhos. O presidente da Faeg disse que a criação de peixes pode representar uma nova alternativa de geração de recursos na propriedade rural, mas que o produtor deve ter assessoria e assistência técnica de qualidade para que a atividade seja e fato rentável.
O programa de piscicultura do Senar Mais vem sendo desenvolvido há dois anos em Silvânia. Numa parceria com o Sindicato Rural, o programa conta com um grupo de 30 proprietários rurais que são visitados periodicamente por um técnico especialmente destinado para acompanhá-los.
Segundo o coordenador do programa Senar Mais, Leonardo Bizzionoto, o Dia de Campo deste sábado é o pioneiro no ramo da piscicultura apoio pelo Senar em Goiás. Juntamente com Manoel Caixeta Neto, presidente do Sindicato Rural de Silvânia, outros grupos de proprietários interessados poderão ser formados e ingressar no programa. ( Foto: Divulgação )
