Silvaniense que contraiu coronavírus está curado
Em entrevista ao programa O Giro da Noticia, da Rio Vermelho FM, nesta terça-feira, 14, o médico Dr. Geraldo Santana, Diretor Clínico do Hospital Nosso Senhor do Bonfim, informou que o silvaniense que contraiu o novo coronavírus está curado. Dr. Geraldo explicou que o paciente e sua família cumpriram quarentena conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde e no final do prazo determinado e após exames laboratoriais pelos quais foram submetidos todos membros da família o resultado foi negativo para a doença.
Segundo Dr. Geraldo Santana desde que foi confirmado o caso do covid-19 o paciente cumpriu a quarentena em isolamento domiciliar e sempre monitorado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Silvânia. O médico explicou que apesar de testar positivo para o coronavírus o silvaniense se apresentou com estado de saúde bom, embora com os sintomas. Ele adiantou também que apesar curado o paciente, bem como seus familiares, devem seguir em isolamento social como determinam os decretos do Governador Ronaldo Caiado e do Prefeito de Silvânia José Faleiro.
O Giro da Noticia desta terça-feira também entrevistou Vanderlei Antônio de Morais, pai do silvaniense diagnosticado com covid-19. Vanderlei contou que seu filho estuda engenharia em Florianópolis e quem em meados do ano passado mostrou interesse em passar uma temporada nos Estados Unidos para exercitar o Inglês. Assim, tão logo iniciaram-se as férias escolares em sua Universidade, ele viajou para a Califórnia, onde trabalhou numa empresa que presta serviços na área do turismo. Desde o inicio da viagem o retorno ao Brasil estava programado para meados de março.
Vanderlei Morais também contou que as primeiras preocupações com o filho surgiram quando ele viajou de Los Angeles para Nova York de onde embarcaria de volta para o Brasil. O desembarque em Brasília foi no dia 17 de março.
Já em Silvânia, segundo Vanderlei, seu filho e toda sua família foram orientados ao isolamento domiciliar. Alguns dias após a chegada ao Brasil o paciente começou a apresentar os primeiros sintomas para o novo coronavírus, tentando positivo após exame.
A confirmação foi dada pela Secretaria de Saúde de Silvânia no dia 25 de março e a quarentena com o período de isolamento domiciliar para toda a família se encerrou no último final de semana.
Com o filho curado do novo coronavírus Vanderlei Morais salientou a importância da programação da viagem aos Estados Unidos e agradeceu por seu filho só ter apresentado os sintomas da doença já em sua residência e não longe da família.
Vanderlei concluiu afirmando que a pandemia serve de alerta para que todos possamos mudar hábitos e higiene pessoal e cuidados com a saúde. Ele também agradeceu a equipe da Secretaria de Saúde de Silvânia pelo apoio e orientação durante este período. Segundo ele sua família e os profissionais de saúde impediram que o vírus circulasse em Silvânia.
