Silvânia faz hoje ato em defesa do Campus da UEG
Acontece nesta quinta-feira, 30, às 19:30 horas, no Espaço Cultura Juvenal Tavares, ato em defesa do Campus da UEG de Silvânia. A ação é iniciativa dos alunos da universidade e da Câmara Municipal de Silvânia e deve reunir estudantes, professores, funcionários, pais e lideranças políticas de cidades da Região da Estrada de Ferro.
A região se preocupa com o futuro do Campus da UEG em Silvânia após relatório da Comissão de Redesenho da universidade sugerir a extinção de 15 unidade, entre elas a de Silvânia. Outra questão que preocupa envolve o professores temporários que lecionam nos cursos de administração e pedagogia oferecidos em Silvânia.
Na semana passada deputados da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas da Assembléia Legislativa de Goiás estiveram em Silvânia e se reuniram com lideranças e com a comunidade acadêmica.
Esta semana os prefeitos de Silvânia, José Faleiro, de Vianópolis, Issy Quinan e de Orizona, Joaquim Marçal, participaram de audiência pública em Goiânia que teve como tema a situação da UEG. Após a audiência e acompanhados de vereadores e professores e do Deputado Estadual Humberto Aidar, eles se reuniram com o reitor Ivano Devilla.
Em sua visita a Silvânia no dia 13 de maio, para inaugurar o quartel do Corpo de Bombeiros, o governador Ronaldo Caiado, em entrevista ao repórter Paulo Renner, da Rio Vermelho FM, afirmou que o governo do Estado não pode e nem vai interferir da gestão da Universidade Estadual de Goiás. Na entrevista ele enfatizou que ao governo cabe repassar os recursos previstos em lei e que a gestão e administração da UEG é de responsabilidade da própria universidade. Caiado salientou que seu governo não vai utilizar politicamente a UEG que, segundo ele, ” estava a serviço dos interesses políticos do PSDB na gestão anterior.”
Na reunião do Conselho Superior Universitário realizada no dia 16 de maio o relatório da Comissão de Redesenho foi retirado de pauta, mas o assunto deve voltar a ser discutido.
HISTÓRICO
A Faculdade de Ciências Agrárias e Letras Padre Lobo, de Silvânia, foi criada em 1997 por Decreto do então governador do Estado Íris Resende, ainda como unidade da Uniana – Universidade Estadual de Anápolis, transformada depois em Universidade Estadual de Goiás pelo governador Marconi Perillo. Em 2001 começou a funcionar com o projeto de formação de professores, a Parcelada de Pedagogia. O primeiro curso regular foi o de Licenciatura em Informática, no ano de 2005. Posteriormente foi implantado o curso de administração e mais recentemente o de pedagogia. Hoje o Campus Silvânia da UEG conta com quatro turmas de administração e quatro de pedagogia. São 37 funcionários sendo 19 do corpo docente e 17 administrativos.
