Silvânia deve vacinar 130 mil cabeças de gado contra a febre aftosa
Começa nesta quarta-feira, 1o de maio, o período de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. Nesta primeira etapa da campanha, que vai até 31 de maio, os pecuarista deverão vacinar todo rebanho, independente da idade.
De acordo com Ludmila de Sousa Ramos, Supervisora da Agrodefesa em Silvânia a estimativa é que 130 mil cabeça gado deve ser vacinada no município.
Segundo ela a novidade em relação às campanhas anteriores é que as doses terão redução no volume da vacina, que passa de cinco para dois MLs.
Ludmila de Sousa Ramos explicou que as propriedades rurais que tiveram problemas na vacinação na campanha passada terão a chamada “vacinação assistida”, isto é, acompanhadas por técnicos da Agrodefesa.
A supervisora também orientou o pecuarista para não deixar a vacinação para os últimos dias e que é necessário encaminhar o relatório com os documentos que comprovam a aquisição da vacina para o escritório da Agrodefesa.
O pecuarista que não vacinar o rebanho será notificado e autuado tanto para aftosa e raiva e, automaticamente, a vacinação em sua propriedade será assistida na segunda etapa da imunização, marcada para o mês de novembro.
