SES realiza curso de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos
A Secretaria da Saúde de Goiás (SES) está com inscrições abertas para o curso de Aperfeiçoamento sobre Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos nos dias 13 e 14 de maio.
Realizada por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), a capacitação tem o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento às vítimas de acidentes por animais peçonhentos, entre os quais cobras, aranhas e escorpiões.
A coordenadora do Ciatox, Sheila Ester Antunes de Moura, informa que o curso é destinado aos médicos, enfermeiros e profissionais que atuam diretamente nas 86 unidades polos da Rede de Soroterapia Antiveneno do Estado.
Essas unidades, conforme a coordenadora, são habilitadas a prestarem o atendimento às pessoas com os diferentes tipos de intoxicação e a aplicarem o soro nas vítimas de picadas por animais peçonhentos conforme a necessidade de cada caso.
A coordenadora lembra que a qualificação é necessária, inclusive, pelo número de acidentes registrados no estado. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), do Ministério da Saúde, de 2024 até o momento, já foram apontados 15.941 casos, dos quais 11.734, no ano passado, e 4.207, este ano.
As principais ocorrências foram com escorpiões (7.384 e 2.538, nos respectivos anos), seguido pelos acidentes com serpentes (1.380 e 581).
Inscrições
Os profissionais interessados no curso devem fazer a inscrição pelo link ou pelo QR Code disponibilizados abaixo. A coordenadora do Ciatox destaca que, por meio dessa capacitação, a SES-GO e as secretarias municipais de Saúde terão mais condições de assegurar o atendimento oportuno à população. ( Agência Cora de Notícias )