Ronaldo Caiado critica decreto que limita uso de armas pelas forças policiais

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), manifestou dura oposição ao decreto publicado na terça-feira (24) pelo governo federal, que estabelece novas regras para o uso da força por policiais.

Em suas redes sociais, Caiado classificou o texto como um “presente de Natal para o crime organizado”. “Um decreto que lhes garante mais liberdade de ação e promove o engessamento das forças policiais. É o modelo PT-venezuelano, que parece querer incendiar o país”, afirmou o governador.

O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, regulamenta o uso de armas de fogo e a força policial em situações específicas. “A força letal não pode ser a primeira reação das polícias (…) Só podemos usar a força letal em última instância. É preciso que a abordagem policial se dê sem qualquer discriminação contra o cidadão brasileiro”, disse Lewandowski, defendendo a necessidade de padronizar as ações de segurança no país.

O problema é que essa padronização veio junto com condições impostas aos estados para o recebimento de recursos federais, causando insatisfação de governadores. ( Diário de Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *