Promotor de Justiça que já atuou em Vianópolis será eleito hoje Corregedor-Geral do MP / Goiás
Será realizada nesta quarta-feira (14/12), Dia Nacional do Ministério Público, a eleição para escolha da nova composição do Conselho Superior do Ministério Público de Goiás (CSMP). As eleitas e os eleitos pelas membras e membros do MP (procuradoras, procuradores, promotoras e promotores de Justiça) vão compor o órgão no biênio 2023-2024, juntamente com o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral da instituição, que são membros natos do Conselho.
A votação utilizará o sistema eletrônico e-Voto e será realizada em duas etapas. Das 8 às 17 horas, as promotoras e os promotores de Justiça (398 votantes) vão escolher três novas (os) membras (os) do CSMP entre as candidatas e candidatos elegíveis. Encerrado o prazo, será feita a apuração dessa etapa. A partir desse resultado, as 42 procuradoras e procuradores de Justiça escolhem mais duas (dois) outras (os) integrantes do CSMP entre o restante das (os) candidatas (os) elegíveis. A votação pelas (os) integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça também será pelo sistema do e-Voto, no período das 18 às 19 horas.
São candidatas e candidatos os elegíveis nesta votação as seguintes procuradoras e procuradores:
• Deusdete Carnot Damacena
• Eliane Ferreira Fávaro
• José Carlos Mendonça
• Laura Maria Ferreira Bueno
• Leonidas Bueno Brito
• Márcia de Oliveira Santos
• Waldir Lara Cardoso
• Yara Alves Ferreira e Silva
A Comissão Eleitoral do pleito é composta pelo procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi (presidente), e pelas procuradoras Ivana Farina Navarrete Pena (secretária), Estela de Freitas Rezende e Sandra Beatriz Feitosa de Paula (membras).
Eleição para Corregedoria-Geral também será nesta quarta-feira
A eleição para o cargo de corregedor-geral do MPGO também acontece nesta quarta-feira (14/12), tendo como candidato único o procurador de Justiça Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins.
A escolha do novo corregedor-geral é feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça, em sessão especial, marcada para as 17 horas, a ser realizada de forma híbrida. Presidida pelo procurador-geral de Justiça Aylton Flávio Vechi, a Comissão Eleitoral do pleito é composta pelo procurador de Justiça Pedro Alexandre da Rocha Coelho e pela procuradora de Justiça Carla Fleury de Souza.
A posse do novo corregedor-geral e do corregedor-geral substituto está marcada para o dia 2 de janeiro de 2023, às 14 horas. ( Fonte: Ministério Público do Estado de Goiás – Foto: Reprodução )

