Prefeitura de Orizona lança aplicativo Monitora Covid-19
O prefeito de Orizona, Joaquim Augusto Marçal, e a Secretária de Saúde, Marilda Pereira, lançaram nesta quarta-feira, 3, o Aplicativo Monitora COVID-19. Desenvolvido pela Universidade Federal da Bahia, a ferramenta permite que o município receba em tempo real informações sobre o estado de saúde de seus moradores, oferecendo à secretaria dados importantes para monitorar, por região, um possível avanço da pandemia no município.
Disponível gratuitamente nas lojas virtuais o Aplicativo Monitora COVID-19, após cadastramento do usuário, permite que o morador de Orizona informe, diariamente, dados sobre seu estado de saúde. Em tempo real as autoridades do setor recebem estas informações e imediatamente tomam as medidas necessárias para o pronto atendimento, acompanhamento e monitoramento dos casos.
Pelo Aplicativo o morador informa alterações em sua temperatura corporal, possíveis sintomas, pode localizar atendimento mais próximo de sua residência e até mesmo interagir com um profissional de saúde. Assim o cidadão passará a ser monitorado em sua residência, bairro ou região rural.
De posse dessas informações a Secretaria de Saúde tem subsídios concretos para adotar medidas para conter o coronavírus.
Orizona é a primeira cidade de Goiás a disponibilizar este tipo de serviço para a população. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, com co-autoria do Professor Márcio Florentino, o aplicativo já vem sendo utilizado com sucesso e eficiência em outros Estados Brasileiros.
