Policia Militar de Silvânia vai implantar disque denúncia para o comércio e policiamento georreferenciado
O Comandante da 47ª Companhia de Policia Militar, com sede em Silvânia, Major Marcelo Veloso, concedeu entrevista nesta terça-feira, 7 de maio, ao programa o Giro da Notícia, da Rio Vermelho – 96,7 FM. Durante aproximadamente uma hora Major Veloso respondeu perguntas dos jornalistas Célio Silva e Márcia Sousa e dos ouvintes do programa. A seguir síntese dos principais temas abordados.
Combate ao tráfico de drogas
O comandante da Polícia Militar disse que a Polícia Militar faz um trabalho cotidiano de combate ao tráfico de drogas e que este é um crime que precisa ser combatido sempre. Ele destacou a ação conjunta entre a Polícia Militar e a Policia Civil de Silvânia nas ações de combate às drogas. Major Veloso informou que nos últimos 30 dias cerca de vinte traficantes foram tirados de circulação em Silvânia e que as ações vão continuar. Ele destacou também que é importante a ajuda da comunidade com informações que ajudem a polícia a diminuir as ações dos traficantes tanto em Silvânia quanto em Leopoldo de Bulhões e Gameleira de Goiás, cidades de área de jurisdição da Companhia.
Gameleira de Goiás e Leopoldo de Bulhões
Major Veloso informou que já se reuniu com os prefeitos Wilson Júnior, e Gameleira de Goiás e Alécio Mendes, de Leopoldo de Bulhões. Segundo ele os dois prefeitos já apresentaram as demandas da área de segurança e que a medida do possível serão adotadas.
Posto da Policia Militar em Gameleira
O comandante da 47ª Companhia da Polícia Militar informou que pretende retomar conversas com o prefeito de Gameleira de Goiás no sentido de viabilizar a construção da sede da Polícia Militar naquela cidade. Major Veloso disse que além de dotar a cidade da sede do pelotão da PM o posto será uma referência no combate a criminalidade que usa a GO-437 – Silvânia/Gameleira/Anápolis para o tráfico de drogas e outros crimes.
Monitoramento por Circuito de Câmeras
Major Veloso esteve esta semana em Gameleira de Goiás onde conheceu o sistema de monitoramento de imagens por câmeras instalado naquela cidade. Ele elogiou muito o sistema e defendeu a implantação deste tipo de aparelhamento também nos demais municípios da jurisdição da 47ª Cia de Policia Militar. Ele explicou que além de inibir a prática do crime o sistema já em funcionamento em Gameleira de Goiás auxilia nas investigações.
Parceria com a Polícia Civil
O comandante da Companhia destacou durante a entrevista a parceria das policias Militar e Civil. Para ele esta atuação conjunta das duas forças de segurança é fundamental para o combate ao crime.
Quartel da PM em Silvânia
O recém chegado comandante da 47ª Cia de Policia Militar de Silvânia informou que é preciso melhorar a estrutura física do quartel. Ele disse que já iniciou a construção de um alojamento para as policiais feministas, mas que é necessário melhorar também as condições gerais do prédio que sedia a Companhia. Neste sentido ele vem mobilizando as autoridades da região para que isso aconteça
Leopoldo de Bulhões
Major Veloso informou que conseguiu implantar mais uma viatura para atender o município de Leopoldo de Bulhões e reforçou o policiamento na zona rural do município. Para ele a cidade de Leopoldo de Bulhões está em local estratégico, no encontro de ruas rodovias, as GOs 010 e 330 e devido a sua proximidade com Anápolis é necessário mais investimento na segurança pública, com a necessidade, inclusive de instalação de uma delegacia da policia civil uma vez que a policia judiciária naquele município está desativada há algum tempo.
Patrulhamento Georreferenciado
Major Veloso informou que dará seguimento de projeto de seu antecessor, Major Marcelo Constantino, para a implantação do sistema de policiamento georreferenciado na zona rural dos municípios de Silvânia, Gameleira de Goiás e Leopoldo de Bulhões. Ele explicou que para que isto aconteça conta com parceria de proprietários rurais, Conselhos de Segurança Pública e sindicatos rurais para aquisição de equipamentos como GPS, computadores, drones e celulares.
Segundo Major Veloso a implantação deste sistema de policiamento na zona rural deve ser implantado em breve na 47ª Companhia da Policia Militar de Silvânia
Comércio Seguro
Com relação aos estabelecimentos comerciais o comandante da Policia Militar de Silvânia pretende implantar o sistema de disque-denúncia para facilitar o relacionamento e a comunicação da policia com os comerciantes. Ele explicou que será uma de suas metas garantir um policiamento eficiente na zona de comercial de Silvânia e nas demais cidades da companhia.
Comunicação com a Companhia
Já no final da entrevista o Major Veloso salientou a importância da ajuda da população no sentido de informar a policia militar de suspeitas de qualquer tipo de crime. Segundo ele, além do fone 190 a Companhia dispõe do celular 62 – 99910-6441, que é o contato com o CPU (Comando do Policiamento da Unidade) que fica sempre com o oficial que está no comando do policiamento do dia.
