Policia Civil desarticula esquema de estelionato que causou prejuízo de R$ 300 mil
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, via Grupo de Repressão a Estelionato e outras Fraudes (Deic/Gref), deflagrou, nesta terça-feira (2), a Operação ‘Fora dos Eixos’, visando o cumprimento de seis mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios goianos de Goiânia e Trindade em desfavor de integrantes de associação criminosa especializada na prática de estelionatos, configurando-se os crimes previstos no art. 171, caput, e art. 288, caput, ambos do Código Penal.
A investigação revelou a a existência de uma associação criminosa estruturada, com divisão de tarefas e atuação contumaz na prática de crimes patrimoniais complexos e que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 300 mil.
A empreitada criminosa teve seu ato inaugural com a entrada nos quadros societários em uma empresa especializada em retíficas de motores, o qual mais tarde apurou-se ser o líder da associação criminosa que após promover a captação de clientes passou a prestar serviços através das citadas empresas, emitindo notas fiscais frias e desviando os pagamentos para contas de terceiros, também membros da associação criminosa investigada.
A trama foi descoberta pela proprietária e sócia majoritária da empresa vítima quando, em dado momento, fora acionada para exercício de cláusula de garantia de serviço prestado e ao consultar a nota fiscal referente ao referido serviço, percebeu que, não obstante haver sido prestado pela empresa vítima, a nota fiscal fora emitida por empresa totalmente alheia ao grupo familiar, bem como que os valores a eles inerentes nunca adentraram aos ativos empresariais das companhias.
Após isso, foi instaurado inquérito policial, bem como determinadas diligências cabíveis, chegou-se ao grupo, restando claro o papel de cada um, sendo, após representação da autoridade policial, deferidas judicialmente as medidas cautelares cumpridas nesta data. ( A Redação )

