Polícia Civil de Goiás em apoio a PCRS deflagra Operação Mímesis contra grupo especializado em golpes de falsos leilões virtuais

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC), via Grupo de Repressão a Roubos (GARRA), deu apoio na manhã desta quarta-feira (22) à Operação Mímesis, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DPRCPE/DERCC).

No total, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, 30 de busca e apreensão, 12 medidas cautelares diversas da prisão, 32 bloqueios de valores e quatro sequestros de veículos, em diversos estados — entre eles São Paulo, Goiás, Amazonas, Santa Catarina e Pará. Em Goiás, as equipes realizaram o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e efetuaram duas prisões.

De acordo com informações da PCRS, a investigação teve início a partir de diversas ocorrências policiais registradas por vítimas que, após arrematarem veículos e outros bens em supostos sites de leilões, efetuavam pagamentos via pix para contas controladas pelos criminosos e nunca recebiam os bens. Somente no Rio Grande do Sul, entre janeiro e agosto de 2025, foram identificadas 48 ocorrências relacionadas ao mesmo grupo, com prejuízos que superam R$ 700 mil.

O grupo criminoso criava páginas falsas na internet, imitando com perfeição os sites de leiloeiros conhecidos, induzindo as vítimas a erro. As páginas fraudulentas eram massivamente impulsionadas através de anúncios nas redes sociais, em que os criminosos investiam milhares de reais visando atingir o maior número de pessoas possível. Foram obtidas em quebras de sigilo telemáticas, inclusive, vídeos dos criminosos impulsionando os anúncios fraudulentos.

Para ocultar a origem dos valores, utilizavam uma complexa rede de contas de passagem, em nome de “laranjas” e empresas de fachada, e empregavam sofisticadas ferramentas de anonimização digital.

( Fonte: Polícia Civil do Estado de Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *