Pires do Rio: sete são hospitalizados após vazamento de amônia em frigorífico

Sete funcionários de um frigorífico em Pires do Rio foram encaminhados para o hospital após um vazamento de amônia dentro da empresa. O fato aconteceu nesta terça-feira (22).

Em nota, a empresa informou que o problema correu em função de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, com um pequeno vazamento de NH3 (amônia anidra).

De acordo com a empresa, os sete colaboradores foram encaminhados ao Hospital Municipal e após a avaliação médica eles foram liberados.

A Enel Goiás informou por meio de nota que houve uma ocorrência transitória que durou um segundo. A distribuidora disse ainda que as interrupções transitórias na rede elétrica podem ocorrer por diversos fatores externos

As empresas Friato e Enel divulgaram Notas sobre o fato:

Nota a Imprensa

A Friato informa que na tarde do dia 22/03/2022 em função de uma interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da ENEL, ocorreu um pequeno vazamento de NH3 (amônia anidra), cujo mesmo fora rapidamente
interrompido pelos operadores e técnicos responsáveis pelo setor de refrigeração.

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) seguiu com procedimento de Resposta a Emergência e auxiliou na evacuação dos setores e todos os colaboradores foram encaminhados para o Ponto de Encontro. Ao total sete colaboradores foram encaminhados ao Hospital Municipal de Pires do Rio para avaliações médicas. Após a avaliação foram classificados como faixa Verde (risco mínimo de agravos à saúde) de acordo com o protocolo de Manchester (protocolo utilizado para fazer a classificação de risco em unidades de pronto socorro) e foram liberados.

As atividades da empresa retornaram após o controle e constatação da inexistência do risco químico.

A Friato reitera que atualiza periodicamente os procedimentos operacionais e treinamentos de segurança, considerando a saúde e integridade física de nossos colaboradores o nosso maior compromisso.

Nota da Enel Goiás

A Enel Distribuição Goiás informa que, no caso da empresa em questão, houve uma ocorrência transitória às 04h07min do dia 22, com duração de 01 segundo. A Enel reitera que as interrupções transitórias na rede elétrica podem ocorrer por diversos fatores externos e que, por esse motivo, as empresas que operam com atividades que oferecem qualquer tipo de risco devem possuir sistemas de proteção adequados em operação que sejam capazes de absorver o impacto desses eventos externos, bem como garantir a segurança de operação de suas plantas.

(Fonte: Zap Catalão – Foto: Reprodução Redes Sociais  )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *