Manifesto pede tombamento de ponte histórica de Corumbá de Goiás

Um grupo de instituições culturais divulgou um manifesto em defesa da restauração e do tombamento nacional da Ponte General João José de Campos Curado, em Corumbá de Goiás. O documento é assinado pela Academia de Cultura Cerratense, Eco Museu, Instituto Bertran Fleury e Associação de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico de Corumbá de Goiás.

Inaugurada em 19 de abril de 1902, a ponte foi projetada por um engenheiro militar corumbaense que participou da Missão Cruls, expedição responsável por definir a localização da futura capital federal. A estrutura teve papel essencial no desenvolvimento econômico da região, facilitando o transporte de produtos agrícolas e mercadorias nacionais e estrangeiras, além de ter sido via estratégica para o abastecimento e construção de Brasília.

Localizada próxima ao conjunto arquitetônico da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, tombado pelo IPHAN em 2000, a ponte é considerada símbolo histórico e cultural de Corumbá de Goiás. Ela também integra o projeto Caminho dos Goyases, conectando o Caminho de Cora Coralina ao Caminho dos Veadeiros, numa rota que valoriza o patrimônio e o ecoturismo do Cerrado.

Os signatários defendem que o tombamento e a restauração da ponte são essenciais para preservar a memória histórica e o legado cultural da região para as futuras gerações. ( A Redação )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *