Maestro desenvolve em Silvânia projeto social através da música
Com recursos do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás o maestro Ricardo Guerra começou no último mês de março a desenvolver em Silvânia o projeto Música e Inclusão Social. O projeto foi aprovado pelo Fundo em 2015 e os recursos liberados recentemente. Com o dinheiro o maestro adquiriu instrumentos musicais, como guitarras, baixos, piano digital, teclados, violas e bateria e oferece aulas de música para um grupo 54 pessoas, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.
De acordo com Ricardo Guerra as aulas são gratuitas e prioritariamente oferecidas a pessoas vindas de famílias de baixa renda. O maestro explicou que o número de inscrições superou o de vagas disponíveis e foi necessário fazer uma seleção com base no objeto do projeto aprovado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, que é a inclusão social através do aprendizado da música. Ricardo ainda contou que a maioria dos alunos residem nos Bairros São Sebastião e Maria de Lourdes e parte são oriundos de projeto semelhante desenvolvido na Secretaria e Assistência Social do Município de Silvânia.
As aulas são tanto prática quanto teóricas. A professora Vanessa Cristina cuida da parte teórica e o maestro Ricardo Guerra da parte prática. O projeto Música e Inclusão Digital ainda tem a participação do professor Paulo Borges, com as aulas de bateria.
Ricardo Guerra quer aumentar o público atendido e para tal já apresentou ao Fundo de Arte e Cultura um novo projeto que está pré-selecionado e com possibilidade de ser aprovados neste ano de 2017. O Música e Inclusão Digital II, se aprovado, viabilizará recursos para um número maior do que as 54 vagas hoje disponíveis.
As aulas são ministrada na própria residência do maestro Ricardo Guerra, no Bairro de São Sebastião.
* Foto: Redes Sociais – Ricardo Guerra