João Fonseca perde na estreia e é eliminado do Australian Open

O brasileiro João Fonseca não começou a temporada como gostaria. Na estreia pelo Australian Open, o jovem tenista de 19 anos foi superado pelo americano Eliot Spizzirri, número 89 do ranking, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 2/6, 6/1 e 6/2, em 2h41 de duração, e foi eliminado do torneio logo na primeira rodada.

O torneio disputado em Melbourne foi o primeiro de João Fonseca no ano. Ele disputaria duas competições antes, Brisbane e Adelaide, mas desistiu em consequência de dores na lombar. O brasileiro foi o cabeça de chave 28 do primeiro Grand Slam da temporada.

João Fonseca começou bem a partida, com um bom aproveitamento no saque e confirmou seus games. Eliot Spizzirri, por sua vez, buscava o fundo de quadra. No fim do set, Spizzirri foi mais sólido nos momentos-chave, conseguiu a única quebra no décimo game e fechou a parcial em 6/4.

Na segunda parcial, o brasileiro mudou o cenário. Quebrou logo no início e passou a controlar os pontos. Com apoio da torcida no Melbourne Park, Fonseca voltou a quebrar, abriu vantagem confortável e fechou o set com autoridade em 6/2. A partir do terceiro set, porém, o domínio foi do americano. Spizzirri impôs um ritmo forte, obteve quebras consecutivas e não deu margem para reação, vencendo por 6/1.

No quarto set, Spizzirri repetiu a superioridade, voltou a quebrar duas vezes, abriu 4/1 e contou com dificuldades físicas do brasileiro, que precisou de atendimento médico por desconforto na perna esquerda. Sem ser ameaçado, fechou a parcial em 6/2 e encerrou a partida.

— Eu diria que precisava de mais tempo. Desde o início de Brisbane eu não estava jogando, depois voltei, mas de forma lenta. Em seguida parei de novo. Fiquei quase 15 dias sem treinar a 100%, sem intensidade máxima — disse João Fonseca após sua primeira derrota em uma rodada de estreia de Grand Slam.

Agora, o tenista carioca se prepara para defender os pontos pelo título do ATP 250 de Buenos Aires, no saibro, em fevereiro. Na semana seguinte, de 14 a 22 de fevereiro, estará no Rio Open. (POR O GLOBO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *