Issy Quinan critica decreto federal que afeta alunos com deficiência
Na sessão desta terça-feira, 28, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, o deputado Issy Quinan (MDB), usou a tribuna e criticou o Decreto nº 12.686/2025, que institui a Política e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.
Segundo o Governo Federal, a implementação da Política Nacional de Educação Especial Inclusiva tem como base a inclusão em classes e escolas comuns da rede regular, com o apoio necessário à participação, à permanência e à aprendizagem de todos os estudantes.
Para Quinan, trata-se de um retrocesso. “Essa atitude, ao nosso ver, bizarra, bisonha, canhestra, estapafúrdia, vai totalmente em sentido contrário daqueles que dizem defender os mais vulneráveis”, declarou.
O parlamentar afirmou que o decreto penaliza de maneira severa o funcionamento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e das Associações Pestalozzi.
Issy Quinan referiu-se aos autores da medida como “políticos enfurnados em gabinetes, incapazes de defender os mais vulneráveis e de dizerem o que é bom ou ruim para as crianças com deficiência intelectual, múltipla ou inseridas no espectro autista”, concluiu. ( Fonte e Foto: Portal da Alego )

