Irmãos Maristas celebram hoje 40 anos de presença em Silvânia
Neste 2 de janeiro completam 40 anos da presença dos Irmãos Maristas em Silvânia. Em 1980 com a insistência da Arquidiocese de Goiânia, o Instituto dos Irmãos Maristas, da antiga Província Marista do Rio de Janeiro, tendo com provincial o Irmão Claudino Falqueto, asusmiu o antigo Aprendizado Agrícola São José, dirigido então pelo Padre Lancísio Batista e que funcionava com enormes dificuldades financeiras. O primeiro diretor local com os Irmãos foi Silas Gomes, seguido do Irmão Ciríaco e Afonso Falqueto.
Iniciou-se então um novo processo naquela escola. Três anos depois, em 1983, morre em Bela Vista de Goías, aos 55 anos, Padre Lancísio. Os Irmãos Maristas então resolveram homenageá-lo dando o seu nome à instituição.
Durante muito tempo o Aprendizado Marista Padre Lancísio funcionou no sistema de convênio com a Secretaria Estadual de Educação. Já há algum tempo transormou-se em escola particular para crianças da primeira fase do ensino fundamental, mantida pela Província Marista do Brasil Centro-Norte, oferecendo bolsa de estudo para cerca de 400 crianças. O atual diretor é o Irmão Vicente Falqueto.
Nestes 40 anos, além de atuar na educação, os Maristas têm importante atuação na Paróquia Nosso Senhor do Bonfim. A instituição também foi proprietária da Rádio Rio Vermelho de Silvânia.

Bela homenagem, Célio. Você também faz parte desta história. Alegro-me pelas realizacoes do Aprendizado em favor dos mais necessitados. Hoje, ao celebrar os 203 anos de fundação do Instituto Marista, incluímos o Aprendizado como obra que está na visão e no coração de São Marcelino.