IBGE: tudo pronto para o censo demográfico em Silvânia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia a partir de segunda-feira, 01 de agosto, a coleta de dados em todo o Brasil para o Censo Demográfico 2022, que volta a ser realizado após dois anos de atraso por causa da pandemia de Covid-19 e falta de recursos.

Em Silvânia, 17 recenseadores irão visitar todos os domicílios do município, tanto do meio urbano quanto do meio rural. Além dos entrevistadores que estarão em campo, um posto de coleta com mais três agentes censitários está instalado no prédio do Campus da UEG (Universidade Estadual de Goiás).

Nesta quarta-feira, 27 de julho, o Giro da Notícia, da Rio Vermelho FM, recebeu o subcoordenador de área do IBGE, Mateus do Vale, e a agente censitária supervisora, Kátia Cláudia Barbosa, que falaram sobre como será o Censo Demográfico em Silvânia a partir da próxima segunda-feira.

O subcoordenador de área, Mateus do Vale, explicou que o objetivo do Censo Demográfico 2022 é fazer a contagem da população silvaniense. Para isso, o cidadão será convidado a responder um questionário com perguntas como: quantidade de moradores na residência, qual a idade de cada um, quantos cômodos tem a casa, qual a renda da família e quantos trabalham.

Mateus destacou que essas informações são confidenciais e não são compartilhadas com outros órgãos do Governo Federal. Além disso, o recenseador não está autorizado a pedir informações como conta bancária, chave de Pix, entre outros. Os únicos documentos que podem ser solicitados é a carteira de identidade ou o CPF.

Kátia Cláudia Barbosa disse que o recenseador estará identificado com colete e boné oficiais do IBGE, e com um crachá, onde estará disponível sua foto, nome, número de matrícula e um QR Code que pode ser usado pelo cidadão para confirmar se o entrevistador está mesmo cadastrado no IBGE para realizar o Censo.

Os 17 recenseadores irão percorrer todo o município, visitando os domicílios do perímetro urbano e rural, inclusive estabelecimentos comerciais. Cada um terá um número de setores a serem visitados, que já foram pré-definidos pelo IBGE. Caso não encontre o algum morador na residência, o recenseador pode voltar ao local por mais quatro vezes, inclusive nos finais de semana.

Segundo Mateus do Vale, os recenseadores estarão em campo para a coleta de dados dos silvanienses por um período de três meses, de agosto a outubro. ( Fonte: Rio Vermelho FM )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *