Governo de Goiás distribui 157.080 doses de vacinas aos municípios goianos
O Governo de Goiás distribui aos municípios goianos 99.750 unidades da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz, que serão destinadas à segunda dose contra a covid-19. Além disso, outros 57.330 imunizantes Comirnaty, do laboratório Pfizer, serão usados para primeira aplicação e reforço. As remessas chegaram ao Estado na madrugada desta terça-feira (17).
Ao todo, os dois carregamentos somam 157.080 doses de vacinas contra a covid-19, enviados pelo Ministério da Saúde (MS). Conforme a gestão estadual, as duas remessas foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, na capital, para passarem por processo de conferência. Em seguida, as vacinas são preparadas para envio aos municípios.
Com a chegada do novo lote, a campanha deve avançar mais em Goiás. Ainda assim, o governador Ronaldo Caiado pede que a população mantenha todos os cuidados orientados pelas autoridades de saúde. “A luta contra o coronavírus é de todos. Faça sua parte, se proteja e proteja quem você ama”, reforçou.
Para o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, a conscientização e o comportamento da população são de grande importância no controle da pandemia. “Evitem aglomerações, usem máscara e higienizem as mãos”, alertou.
Conforme Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás, as doses recebidas poderão ser utilizadas, na sua totalidade, para imunização por faixa etária, em ordem decrescente de idade. Os grupos prioritários, como idosos, trabalhadores da saúde, educação ou pessoas com comorbidades, que ainda não se vacinaram, por algum motivo, terão prioridade independentemente da idade que estiver sendo atendida no momento.
Avanço da vacinação
Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 3.582.244 vacinas contra a covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 1.450.966 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no painel Covid-19 do Governo de Goiás. ( A Redação )
