Goiás receberá recursos para estimular turismo

O programa do Governo Federal ‘Investe Turismo’ beneficiará cinco municípios goianos com R$ 1,3 milhão destinados para incentivar a atividade turística, acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e incrementar a competitividade no Estado. As ações que serão desenvolvidas em Goiás por meio do programa são apresentadas e discutidas por autoridades da área, nesta quinta-feira (5/9), no Castro’s Park Hotel, em Goiânia.

O projeto é uma parceria entre setor público e iniciativa privada e terá um investimento inicial de R$ 200 milhões em todo o Brasil.  Ao todo, 158 municípios de todos os 26 estados e o Distrito Federal serão beneficiados com ações de fomento ao turismo local. Para o diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Derly é importante trabalhar para que haja um bom atendimento às pessoas que frequentam os destinos turisticos goianos, que vão sair “falando bem” dos locais e promovendo uma divulgação dos atrativos.

“O turismo é forte quando aquelas pessoas daquele território são capazes de promover o local e esse projeto tem isso como grande âncora. O negócio que vai a frente é aquele que atende os anseios e as expectativas dos seus clientes, ganhar dinheiro é um prêmio para quem faz um trabalho bem feito, esse conceito é consagrado para o turismo e só com investimentos na área poderemos trabalhar isso”, ressaltou.

O Estado de Goiás possui duas rotas turísticas que compõem o rol das 30 rotas do projeto. São elas o Caminho de Cora (Goiânia, Cidade de Goiás e Pirenópolis) e Chapada dos Veadeiros (Cavalcante e Alto Paraíso), que receberão ações com o intuito de fomentar o turismo nestes destinos goianos.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, destacou que aplicação dos recursos está sendo organizada pelo Sebrae e garantiu que a aplicação terá um processo muito bem definido. “Em Goiás nós temos um povo que tem um elemento muito singular para receber este programa, nao adianta  a gente querer investir e ter boas metodologias se a população local não está envolvida no processo. Então temos que ter sutileza para conduzir um processo de desenvolvimento adequado paraa a realidade local, valorizando a cultura e a sustentabilidade. Estamos felizes em participar desse processo”, ressaltou.

A presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH) de Goiás, Vanessa Pires Morales comentou a importância desse investimento para economia goiana e nacional.

“A gente precisa de estruturação do nosso turismo, e eu não falo só da infraestrutura, tem a divulgação, a preparação das pessoas, no sentido de transformar nossos destinos turísticos em destinos inteligentes. Precisamos muito de investimento para atrair mais turistas e para que tenham histórias memoráveis, criando essa estrutura e girando a economia como um todo,”concluiu.

Aplicação
As ações do programa ‘Investe Turismo’ já estão em execução no Estado com a elaboração de um diagnóstico de turismo inteligente. Este primeiro trabalho visa identificar o estágio que os cinco destinos goianos encontram-se em relação aos pilares do conceito do ‘uso de tecnologias da informação e o desenvolvimento turístico sustentável’.

O documento servirá para subsidiar a elaboração de diretrizes para o desenvolvimento e aprimoramento do turismo inteligente nestas localidades, bem como para a elaboração de um portfólio de novas oportunidades de investimentos no setor. Ao final e, no âmbito nacional do projeto, todos os resultados dos diagnósticos de destinos turísticos inteligentes subsidiarão a elaboração do Plano Nacional de Atração de Investimentos para o Setor do Turismo.
( Fonte: A Redação )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *