Goiás: Programa de Aquisição de Alimentos Estadual é ampliado
O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ampliou a abrangência de municípios participantes do Programa de Aquisição de Alimentos Estadual (PAA/GO). Esta é a primeira vez que o PAA está sendo operacionalizado em Goiás e irá abranger 100 municípios, 25 a mais que o anunciado inicialmente.
O programa possibilita aos produtores a venda de alimentos para o governo do Estado, que destinará os produtos a famílias em situação de vulnerabilidade e a entidades. Devido à ampliação do número de municípios, o prazo para cadastramento estará disponível até 15 de novembro de 2020.
Atualmente, o Estado de Goiás tem 152 mil propriedades rurais, das quais 95 mil são provenientes da agricultura familiar. O pagamento é realizado de acordo com a tabela de referência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), descrito no edital, que está disponível nos sites da Seapa (www.agricultura.go.gov.br) e da Emater (www.emater.go.gov.br).
Execução
O PAA/GO é executado pela Seapa e pela Emater, com apoio da Secretaria da Retomada. Os recursos são do Ministério da Cidadania, que destinou R$ 5,36 milhões para essa edição do Programa no Estado. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) são responsáveis pela identificação, cadastramento e capacitação das entidades sociais que vão receber os alimentos. As entregas serão realizadas conforme a demanda das entidades recebedoras, de acordo com a periodicidade de entrega cadastrada na proposta inicial (semanal, quinzenal, mensal) por um período de 10 meses.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, disse que, com a parceria entre o governo de Goiás e o governo Federal, todos os goianos saem ganhando. “O PAA proporciona geração de renda para o produtor e segurança alimentar para quem mais precisa. O Governo de Goiás tem um papel nobre nesse contexto, construindo um elo que beneficia toda a população. Certamente, a execução do Programa, principalmente diante do momento de pandemia que vivemos, fará a diferença na vida dos goianos”, disse.
Quem pode participar
Os produtores rurais da agricultura familiar, que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf/DAP Física), podem participar do Chamamento Público do PAA/GO, na modalidade Compra com Doação Simultânea. O prazo para o cadastramento foi aberto no dia 14 de setembro, com publicação do edital no Diário Oficial, e vai até 15 de novembro. ( A Redação )
