Goiano Wilton Pereira Sampaio é indicado ao prêmio de melhor árbitro do mundo

O árbitro Wilton Pereira Sampaio  foi novamente lembrado na lista da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Isso porque, o goiano, de 43 anos, está entre os 25 nomes indicados ao prêmio de melhor árbitro do mundo. Além do goiano, o árbitro paulista Raphael Claus também representa o Brasil na disputa.

O anúncio do melhor árbitro do mundo da IFFHS será divulgado no dia 10 de dezembro. Vale destacar que o prêmio é determinado pelo período de janeiro de 2025 até dezembro de 2025. O júri da premiação é composto por membros da IFFHS, que é composto por jornalistas esportivos e especialistas em futebol de 120 países.

Na última temporada, Wilton Pereira Sampaio também esteve na lista final e terminou na décima colocação. Já o paulista Raphael Claus ficou em nono. O vencedor de 2024 foi o francês François Letexier, que apitou a semifinal do Mundial de Clubes, entre Fluminense e Chelsea. As únicas vezes que o Brasil venceu a disputa foi em 1987, com Romualdo Filho e em 1990, com José Roberto Wright.

Apesar de Wilton Pereira Sampaio ter se envolvido em uma polêmica no jogo entre Flamengo e Palmeiras, no Brasileirão, o árbitro segue com prestígio internacional. O goiano, que esteve na Copa do Mundo de 2018, como VAR, e apitou na Copa do Mundo de 2022, está entre os pré-selecionados para apitar a próxima Copa do Mundo, em 2026.

Neste ano, Wilton Pereira Sampaio apitou um total de 47 jogos. O árbitro, que representa a Federação Goiana de Futebol apitou 18 partidas na Série A. Ele também apitou jogos de vários campeonatos estaduais, como o Goianão e o Mineiro, além de partidas da Copa do Brasil, Libertadores, Mundial de Clubes e Sul-Americana.

Confira a lista completa de indicados:

Abdulrahman Al-Jassim (Qatar)
Alireza Faghani (Austrália)
Campbell-Kirk Kawana-Waugh (Nova Zelândia)
César Arturo Ramos (México)
Clement Turpin (França)
Dahane Beida (Mauritânia)
Dario Herrera (Argentina)
Espen Eskas (Noruega)
Esteban Ostojich (Uruguai)
Facundo Tello (Argentina)
Felix Zwayer (Alemanha)
François Letexier (França)
Istvan Kovacs (Romênia)
Ivan Barton (El Salvador)
Jesús Valenzuela (Venezuela)
José Maria Sanchez Martínez (Espanha)
Maurizio Mariani (Itália)
Michael Oliver (Inglaterra)
Mustapha Ghorbal (Argélia)
Piero Maza (Chile)
Raphael Claus (Brasil)
Sandro Schärer (Suíça)
Slavko Vincic (Eslovênia)
Szymon Marciniak (Polônia)
Wilton Pereira Sampaio (Brasil)

( Mais Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *