Goiânia promove evento em memória aos 38 anos do acidente com o césio-137
Na próxima segunda-feira (8), Goiânia recebe o evento “Narrativas da dor: rememorando o acidente com o césio 137 – 38 anos depois”. A programação será no Cine Cultura, a partir das 9h, com entrada gratuita.
O encontro marca mais de três décadas da tragédia radioativa registrada em 1987, considerada o maior acidente do tipo no Brasil e na América Latina. O objetivo é resgatar memórias, refletir sobre os impactos e estimular a discussão sobre seus desdobramentos sociais, ambientais e de saúde pública.
A programação começa com a exibição do documentário “O Brilho da Morte” (2003), dirigido por Luiz Eduardo Jorge. O curta apresenta depoimentos de vítimas e retrata 15 anos após a contaminação com césio-137, destacando mortes, sequelas à saúde, discriminação social e danos ambientais.
Na sequência, o público poderá acompanhar palestras com especialistas: Glauciene Umbelina, diretora do Centro Estadual de Assistência aos Radioacidentados Leide das Neves (CARA); Arthur Cornélio Otto, mestre em Engenharia Nuclear e responsável pela construção do Repositório de Césio-137 em Abadia de Goiás; e Gilberto David Filho, psicólogo sanitarista.
Aberto ao público, o evento busca manter viva a memória de um dos episódios mais marcantes da história de Goiás e reforçar a importância de políticas públicas de prevenção e cuidado.
( Mais Goiás )