Goiânia inicia substituição da vacina oral contra poliomielite por injetável
A capital goiana inicia a substituição da vacina oral contra poliomielite pela vacina inativada poliomielite (VIP). Com isso, a partir desta semana, todas as salas de vacinação já não administram mais a vacina por via oral , conhecida popularmente como ‘gotinha’.
A forma injetável, já é aplicada aos 2, 4 e 6 meses de vida do bebê, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com gotinha era feito aos 15 meses e também aos quatro anos. A partir de agora haverá somente um reforço com VIP que será aos 15 meses. A dose aos quatro anos, não será mais necessária.
Conforme a decisão do Ministério da Saúde, a substituição da vacina VOP foi baseada em evidências que mostram que a vacina inativada é mais eficiente e segura. “A vacina injetável apresenta menor risco de infecção porque usa vírus inativado, morto, e a VOP utiliza um vírus atenuado, que, em casos raros, pode causar a doença. Estados Unidos de nações europeias já utilizam esse esquema”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Marília de Castro. ( A Redação )
