Floresta Nacional de Silvânia completa 24 anos de sua criação

Criada oficialmente em 18 de julho de 2001, a Floresta Nacional de Silvânia completou, neste mês, 24 anos. Com 486,37 hectares, a unidade protege espécies ameaçadas e promove ações de educação ambiental e pesquisa científica, além de receber visitantes interessados no contato com a natureza.

A floresta protege espécies da fauna goiana como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, o gato-do-mato e a rãzinha endêmica Allobates goianus. Também abriga uma grande diversidade vegetal, já foram identificadas 48 espécies.

O local onde foi criada a unidade correspondia à antiga Fazenda Marinho, de propriedade de Josué Rodrigues Gonçalves. Na década de 1980, a fazenda foi adquirida pela Prefeitura de Silvânia, na gestão do então prefeito José Sêneca Lobo, o local foi transformado no Horto Florestal de Silvânia. Em 2001, o espaço foi elevado à categoria de Floresta Nacional, sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Atualmente, a Flona é um patrimônio natural e educativo da região, conta com sede administrativa, alojamentos para pesquisadores, trilhas ecológicas, áreas de lazer e um mirante com vista panorâmica da reserva. Entre os principais atrativos estão as trilhas interpretativas: uma mais curta, com cerca de 1 km, ideal para crianças e idosos, e outra de 2,5 km, em meio à vegetação mais densa.

A visitação à Floresta Nacional de Silvânia é gratuita, mas controlada. Para agendamentos e mais informações, o contato deve ser feito pelo telefone (62) 9221-4407 ou e-mail: florestasilvania.go@icmbio.gov.br. ( Fonte:  Rio Vermelho FM )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *