Fifa veta transferência de zagueiro de clube saudita para o Athletic Bilbao

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) rejeitou a contratação do zagueiro Aymeric Laporte pelo Athletic Bilbao devido a um atraso na documentação, anunciou o clube basco em comunicado nesta quarta-feira, no qual garantiu que ainda está estudando as opções para contratar o jogador.

“O Athletic Club informa seus membros e todos os seus torcedores que a FIFA negou o pedido da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) para obter o Certificado Internacional de Transferência (CIT) da Federação Saudita de Futebol, a fim de concluir a contratação do jogador Aymeric Laporte”, diz o comunicado divulgado pelos Leões.

O retorno de Laporte ao Athletic Bilbao foi um dos momentos-chave do mercado de transferências europeu, encerrado nesta segunda-feira, dia em que prosseguiram as negociações entre o Bilbao, que disputa a Liga dos Campeões nesta temporada, e o Al Nassr, da Arábia Saudita, onde o jogador espanhol se juntará em 2023.

A janela de transferências na Espanha encerrou às 23h59. Às 21h59 (horário local) de segunda-feira, a imprensa espanhola noticiou à meia-noite, citando fontes do Athletic Bilbao e da La Liga, que o acordo havia sido concretizado e que a oficialização seria questão de horas. No entanto, nenhuma oficialização ocorreu durante toda a terça-feira, o que gerou dúvidas.

O Athletic Bilbao admitiu em seu comunicado de quarta-feira que o clube submeteu “o pedido de transferência” à plataforma de TI da FIFA, embora “não tenha podido ser totalmente concluído naquela data por motivos alheios à sua vontade e devido a fatores externos alheios à sua vontade”, sem especificar os motivos.

Por esse motivo, a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) solicitou uma “exceção de validação” à FIFA na terça-feira, que foi rejeitada.

“O Athletic Club continua trabalhando para atender aos desejos das três partes (Al Nassr, o jogador e o Athletic Club) e está estudando todas as possibilidades dentro do quadro legal vigente”, afirmou.

Laporte, 31, campeão da Euro 2024 pela Espanha, jogou pelo Athletic de 2012 a 2018. Depois, foi para o Manchester City (2018-2023), com quem conquistou o Campeonato Europeu em 2023. Federação Espanhola de Futebol solicitou ‘exceção de validação’, que acabou rejeitada.

( Mais Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *