Escola do distrito Cruzeiro do Bom Jardim, em Silvânia, inaugura viveiro-escola Ciclo da Vida

A horta-viveiro Ciclo da Vida, da Escola rural José Eduardo Mendonça, do distrito Cruzeiro do Bom Jardim, em Silvânia, foi inaugurada no dia 28 de agosto, pela manhã. Com seis canteiros de hortaliças e temperos verdes, o viveiro irá abastecer a merenda escolar e servir como campo de aprendizado dos alunos. O projeto está inscrito no Programa Agrinho, de iniciativa do Sistema Faeg/Senar, do qual a Corumbá Concessões é parceira desde 2010.

Há 12 anos, esse programa de responsabilidade social incentiva as escolas do Estado de Goiás, através de práticas pedagógicas, a desenvolverem ações educativas voltadas para o despertar da consciência de cidadania e meio ambiente, visando à melhoria de hábitos e atitudes.

O evento de inauguração do viveiro teve como lema: “Agrinho, há 11 anos fazendo parte da nossa história”. Participaram o prefeito de Silvânia, Zé Faleiro; os secretários municipais Rosane Batista Nascimento (Educação) e Francisco José Tavares (Meio Ambiente); representantes do Sistema Faeg/Senar, Tennyson Nogueira e Claudimeire de Castro; a analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez de Castro; alunos, professores e apoiadores.

Antes da visita ao viveiro, que é cuidado pela turma de educação infantil (5 a 9 anos), a diretora Maria Cristina Vieira Marques e algumas crianças apresentaram os projetos desenvolvidos dentro da proposta do Agrinho. Na ocasião, algumas pessoas que contribuíram para a execução das ações foram homenageadas.

O prefeito Zé Faleiro destacou a persistência e o envolvimento nas ações de todo o corpo técnico da escola, dos pais e dos voluntários. “É evidente a participação de todos e, com isso, a escola está atuando além dos seus muros, levando aos moradores da comunidade, diversos projetos, entre eles o Agrinho, com a grande temática do meio ambiente”, disse.

Durante o evento, Faleiro lembrou que é natural de Cruzeiro do Bom Jardim, de onde guarda “os melhores momentos da infância”. O distrito tem cerca de 300 famílias e completa 109 anos, este ano. Como uma forma de preservar as memórias do povoado, pensando em como será o cenário da educação dentro de uma ou duas décadas, o prefeito lançou um desafio à escola: Pesquisar a história de Cruzeiro, que tem uma rica tradição cultural, para transformá-la em livro. A prefeitura irá premiar o melhor projeto do aluno e do professor com uma viagem ao Rio de Janeiro para visitarem o Museu do Amanhã.

Consciência ambiental

A secretária de Educação Rosane Batista disse que a escola José Eduardo Mendonça surpreendeu a todos: “Professores e alunos trabalham muito a questão da consciência ambiental e, ao contrário de outras escolas, vem participando ininterruptamente do programa Agrinho, há 11 anos”.

Segundo a diretora da escola, Maria Cristina Marques, vários projetos de fundo pedagógico foram trabalhados pelos 178 alunos e pelos professores nas áreas ambientais, de infraestrutura e de cidadania. Alguns exemplos são: a construção de dois bosques; preservação de nascentes; a construção da praça do Cruzeiro; a reforma do parquinho e a construção de um espaço de recreação na escola.

Sobre a importância do papel da escola para a comunidade local, em termos de conscientização ambiental, Maria Cristina ressaltou alguns resultados: “Nós conseguimos muitos frutos sempre que vamos até aos fazendeiros para saber como está a situação das nascentes em suas propriedades e também quando convidamos as famílias para participarem de ações de recuperação de nascentes”.

A analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez de Castro, parabenizou a escola por contribuir de forma tão diferenciada com os alunos, e com a comunidade local. Segundo ela, a companhia é parceira, há nove anos, do Agrinho e também participa de outros projetos socioambientais em Silvânia. “É muito bom ver como uma escola consegue resultados tão surpreendentes, interagindo e contribuindo com a comunidade. Este ano, temos o orgulho de participar, mais uma vez, do Agrinho”, frisou.

Claudimeire de Castro, gerente de Promoção Social do Senar Goiás, que tem sob a sua responsabilidade o Agrinho, programa que trabalha a temática da educação, saúde e sustentabilidade em todas as escolas do Estado. “Visamos, principalmente, à mudança de atitudes e hábitos da comunidade como um todo. Através do viveiro que inauguramos hoje e dos outros projetos, as crianças desta escola conseguem levar para suas famílias tudo o que aprenderam sobre alimentação saudável e sustentabilidade”, disse.

Este ano, o programa trabalha o tema “Cresce campo, cresce cidade, com saúde e sustentabilidade”. Ela informou que a cerimônia de premiação do Concurso Agrinho será realizada no dia 29 de novembro, em Goiânia, quando serão conhecidos os melhores projetos. “O nosso programa só é possível através de parcerias, como a da Corumbá Concessões”, finalizou Claudimeire de Castro.  ( Fonte:  Rio Vermelho FM )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *