Elisberto da Retro é eleito prefeito de Joviânia
Eleitoras e eleitores de Joviânia foram às urnas neste domingo (21/6) para a escolha dos novos representantes que ocuparão a Prefeitura do município. Com 64,98% dos votos, Elisberto da Retro (Podemos) venceu a disputa. Rogerio Potim (PSDB) foi eleito vice-prefeito. Pedro Lucas (Macaco), candidato pelo partido MDB, teve 35,02% dos votos. Os eleitos exercerão os mandatos até 31 de dezembro de 2028.
As eleições suplementares foram realizadas pela 45ª Zona Eleitoral, das 8h às 17h, e, segundo o Tribunal Regional Eleitoral d Goiás (TRE-GO), o processo de votação transcorreu de forma ordeira e pacífica em todas as seções eleitorais.
“Finalizada a totalização às 17h29, verificou-se que dentre os 5.781 eleitores aptos a votar, compareceram às urnas 4.420, totalizando uma abstenção de 20,49%. Os votos nulos somaram 2,96% e os brancos 1,15%. Os resultados podem ser verificados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, informou o TRE-GO.
Entenda
A realização da nova eleição foi determinada após a confirmação da cassação dos mandatos do então prefeito Max Pereira Barbosa (Podemos) e do vice-prefeito Vanderci Donizeti Ricioli (PSD), eleitos em 2024. Os dois foram condenados por compra de votos e abuso de poder econômico, em uma decisão que também alcançou dois vereadores escolhidos naquele pleito. Além da perda dos mandatos, os envolvidos foram declarados inelegíveis por oito anos e receberam multas individuais de R$ 20 mil.
( A Redação )

