A prefeitura de Orizona vai publica decreto regulamentando o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço naquele município. A informação e do prefeito Joaquim Augusto Marçal que explicou que as medidas que serão adotadas terão como base o novo decreto publicado pelo Governo de Goiás.
Segundo Joaquim Marçal, a Prefeitura vai flexibilizar o funcionamento de bares, desde que de acordo com as recomendações do poder público. A venda de alimentos, como os frangos assados e o churrasquinho na rua também poderão funcionar. Restaurantes funcionarão com higienização das mãos na entrada. O cliente terá que se servir de máscara e as mesas deverão ficar mais distanciadas. As lojas poderão funcionar, desde que sem aglomerações. Consultórios poderão funcionar, desde que agendados. Veículos de propaganda poderão funcionar, mas o comércio não poderá realizar promoções neste período. As demais atividades permitidas serão aquelas já mencionadas no decreto estadual número 9.653, de 19 de abril de 2.020. Contudo, aqueles que não respeitarem as recomendações, serão impedidos de continuar funcionando.
Com relação a templos religiosos, cada caso será um caso. Dependerá do porte do espaço. Isso ainda está sendo estudado pelo governo municipal. Disse também que sobre auto-escolas e outras atividades não mencionadas no decreto estadual, também está analisando.
Os órgãos públicos funcionarão normalmente a partir da próxima quarta-feira, 22 de abril. Os servidores idosos serão a única exceção e poderão ficar em casa.
Aulas nas redes públicas e privadas manterão suspensas, assim como o funcionamento do comércio em geral que não estiver citados nos decretos do Estado e Município, as academias de ginástica (sejam fechadas ou ao ar livre), os eventos públicos e privados, visitações em presídios, a pacientes suspeitos de COVID 19 e a parques em geral. Também estarão suspensos os eventos esportivos e as Clinicas de Estética não poderão funcionar.
Será obrigatório o uso de máscaras nos espaços públicos, dentro dos empreendimentos e locais de trabalho.
Caso ocorram mais de 100 casos diários de COVID-19 confirmados em Goiás em um dia, conforme disse o governador Ronaldo Caiado, as medidas deverão ser retroagidas e o isolamento social deverá ser retomado da forma que adotado anteriormente.
O prefeito comunicou que a Administração adquiriu insumos para que os internos da Unidade Prisional confeccionem cerca de 30 mil unidades de máscaras faciais.
O prefeito também atribuiu um certo sensacionalismo à atividade jornalística: “a imprensa tem feito um escarcéu com o coronavirus. Por exemplo: ao dizerem que as UTIs estão lotadas… sempre tiveram lotadas. Não é de agora as dificuldades em conseguir vagas nas UTIs”.
Joaquim Marçal agradeceu a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, que através da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), enviou 400 cestas básicas ao município de Orizona. Além dessas, muita gente tem doado alimentos e materiais de limpeza. “
Muita gente enfrenta muitas dificuldades extremas, com faltas de alimentos e impossibilidade de pagar o aluguel, por exemplo. Parece que o governador não tem a dimensão do que está acontecendo nos municípios e o sofrimento das pessoas”, disse. ( Fonte:
Orizona em Foco )