Copa do Brasil: Grêmio e Palmeiras avançam
O Juventude foi o senhor das ações em boa parte dos 90 minutos, mas faltou balançar as redes. O Grêmio foi mais eficiente. Nesta quinta-feira (5), o Tricolor venceu o Papo por 1 a 0 no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), e garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil pelo sexto ano seguido. O sorteio dos confrontos será nesta sexta-feira (6).

A equipe comandada por Renato Portaluppi havia vencido a partida de ida, em Porto Alegre, também por 1 a 0. Um empate já bastaria para os gremistas seguirem adiante. O Alviverde teria de ganhar por dois gols de diferença para se classificar. Se o Juventude devolvesse o placar sofrido na Arena do Grêmio e igualasse o saldo de gols do duelo, a decisão seria nos pênaltis.
Atrás no placar agregado, o Juventude se postou no campo gremista desde os primeiros minutos da etapa inicial, mas teve dificuldades no último passe e pouco assustou o goleiro Vanderlei. O Tricolor só acordou para o jogo a partir dos 25 minutos, ainda que sem demonstrar tanta agressividade. Mesmo assim, teve a melhor chance: um chute do atacante Diego Souza, aos 42 minutos, que o zagueiro Nery Bareiro salvou em cima da linha.
A equipe alviverde voltou do intervalo mais objetiva e sufocou o Grêmio nos primeiros 20 minutos do segundo tempo, com a posse de bola na casa dos 60%. Primeiro, com uma bomba do meia Neto, que forçou Vanderlei a uma boa defesa. Na sequência, o lateral Igor acertou a trave, em finalização cheia de efeito. Mais adiante, o atacante Rafael Silva cabeceou por cima da meta tricolor.
Apesar de toda a pressão do Juventude, foi o Grêmio quem abriu o marcador. Aos 24 minutos, Diego Souza cruzou e o volante Thaciano mandou para a rede, de cabeça. O Papo sentiu o gol e só não levou o segundo aos 30 porque o goleiro Marcelo Carné fez duas grandes defesas em tentativas do meia Jean Pyerre e de Diego Souza, no mesmo lance. Sem o mesmo ímpeto ofensivo de antes, o Alviverde passou longe de conseguir o empate.
Os times voltam a campo no domingo (8). O Juventude visita o CRB, em Maceió, às 18h15 (horário de Brasília), pela Série B do Campeonato Brasileiro. O time da Serra Gaúcha ocupa o quarto lugar na competição, na zona de acesso à primeira divisão. Mais tarde, às 20h30, no Rio de Janeiro, o Grêmio enfrenta o Fluminense no Maracanã, pela Série A do Brasileirão.
Palmeiras vence e segue em frente
Nesta noite (5), praticamente todas as atenções antes da partida entre Palmeiras e Bragantino pela Copa do Brasil, no Allianz Parque, estavam voltadas para o português Abel Ferreira. E não era para menos. O jogo marcou a estreia dele no comando técnico do alviverde da capital paulista. Dizer que a presença dele no banco de reservas foi a principal notícia do confronto não seria um exagero. Até porque dentro de campo o Palmeiras, que chegou com a boa vantagem conquistada no primeiro confronto (vitória por 3 a 1), poderia até perder por um gol de diferença para avançar às quartas de final da Copa do Brasil.

Neste contexto, o time alviverde administrou bem o duelo. Tanto que o goleiro palmeirense Weverton só teve que trabalhar uma vez nos primeiros 45 minutos. E, aos 28, o Palmeiras definiu a classificação com o gol do Gabriel Veron. O lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña deu um bom passe, o centroavante Luiz Adriano não alcançou e Gabriel Veron, que havia substituído o atacante Wesley, balançou as redes do Bragantino. Depois disso, o placar agregado do confronto marcava 4 a 1 para o Palmeiras. Dessa forma, para avançar o Bragantino tinha duas opções: ou fazer 3 a 1 e vencer nos pênaltis ou abrir uma goleada de 4 a 1.
Mas o time do interior não teve forças nem mesmo para sair do zero. Enquanto isso, o Palmeiras apenas aguardou o tempo passar para confirmar a classificação às quartas de final. O próximo adversário da equipe do Abel Ferreira vai ser conhecido nesta sexta-feira, em sorteio a ser realizado na sede da CBF. Do lado do Bragantino, resta apenas a briga para tentar escapar do rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Brasileiro na próxima temporada. ( Agência Brasil )
