Conmebol oficializa anulação da expulsão de Gonzalo Plata, do Flamengo, contra o Estudiantes

De forma oficial, a Conmebol anunciou, nesta segunda-feira (22/09), a anulação da expulsão do atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, na partida contra o Estudiantes, da Argentina, na última quinta-feira (18/09), pela ida das quartas de final da Copa Libertadores. Desta forma, o equatoriano está liberado para a disputar a partida de volta, na quinta-feira (25/09), na casa do time argentino.

Em nota, a entidade máxima do futebol sul-americano afirmou que “após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto”. Na sexta-feira (19/09), o Rubro-Negro já havia recebido um comunicado da Conmebol informando a decisão que seria tomada pela confederação.

Além de anular a expulsão de Plata, a Conmebol pretende punir o árbitro colombiano Andres Rojas, responsável por apitar o duelo entre Flamengo e Estudiantes. A entidade solicitou à Fifa a exclusão do profissional do quadro de arbitragem para a Copa do Mundo Sub-20, que será disputada no Chile a partir do dia 27 de setembro.

Confira a nota publicada pela Conmebol:

“Com relação à expulsão do jogador do Flamengo, Gonzalo Jordy Plata Jiménez, durante o jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025, a Confederação Sul-Americana de Futebol informa que, após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto.

Cabe ressaltar que, de acordo com as Regras do Jogo, o segundo cartão amarelo que resulta em expulsão não é objeto de revisão pelo VAR, motivo pelo qual a sanção em questão não foi revisada durante a partida.

Com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade, a CONMEBOL decidiu anular as consequências jurídicas da mesma, pelo que o jogador Plata está habilitado a jogar a próxima partida.

Esta decisão reflete o compromisso da CONMEBOL com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta.”

( Mais Goiás )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *